domingo, 11 de julho de 2010

VIENA DE ÁUSTRIA / UMA CIDADE LIMPA.


Viena de Áustria, como a maior parte das cidades na Europa, vê nesta altura a debandada de grande parte dos seus habitantes e as ruas repletas de turistas que a visitam. O que não significa que , por isso, sejam produzidos menos detritos.  Pelo contrário. A cidade tem que se manter limpa. Impecavelmente limpa. Assim a autarquia resolveu esse problema com o recurso a jovens estudantes. As brigadas de voluntários (há depois contrapartidas a seu favor ) não deixam beata no chão, papel na valeta, restos de comida nos recipientes. Andam com pequenas máquinas a aspirar . Por todo o lado, é possível vê-los: são muitos, com coletes amarelos, sózinhos ou em grupo demonstrando grande jovialidade.
Quem disse que o trabalho sujo tem que ser feito a contra gosto?
O desempenho da sua missão chama a atenção de todos e à sua passagem tudo fica limpo.
O que também ajuda é que há uma cultura de limpeza enraizada na população .  E cá ? Como se encontra a nossa cidade?
Suja. Sujissima. Creio mesmo ,não me recordar de ver Lisboa tão mal tratada. A rua  onde moramos, mesmo no centro da cidade, hoje, domingo, estava em tal estado de desmazelo que todos perguntávamos: -O que se passa para termos chegado a este estado vergonhoso de sujidade?
E se a autarquia seguisse o exemplo de Viena?
Porque não?
Abaixo a sujidade.
Queremos a nossa cidade limpa.

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu passo um fadário com CM-Lisboa,telefono, escrevo e com isto também me arrelio. Realmente Lisboa está votada ao abandono. Tem razão quando diz que nunca esteve tão suja,é verdade.
Mas temos que reclamar, para que sejamos ouvidos, e eu vou dar um nº.808203232, é directo, quem nos atende é sempre simpático. Agora nem sempre o assunto é resolvido. Nada funciona na CML, e os trabalhadores sem poder fazer melhor. Desde o tempo do João Soares que a Câmara vem decaindo a olhos vistos. Linda

Gigi disse...

Concordo plenamente com a Constança e com a Linda. Que vergonha uma cidade tão linda e tão suja. Quando veio cá o PAPA a minha rua estava limpissima, até tinha brilho, parecia encerada. porque não mantêm o mesmo método ? Os nossos impostos não serão suficientes para contribuir para a limpesa ? Ou será que o povo é porco.....? Gigi

Anónimo disse...

Isso não é problema apenas de Lisboa. Aqui no Brasil, também sofremos muito com isso. Minha cidade, Recife, está cada vez mais suja. É deprimente. E devo confessar que a nossa situação é muito pior que a dos portugueses. Em 2010, fui a Lisboa e notei que se parece muito com a cidade onde moro, porém um pouco mais limpa.
Abraço do Brasil, Stéphanie

Anónimo disse...

eu acho que a autarquia tem a sua culpa é verdade mas as pessoas tambem a teem porque se formos ver em viena as pessoas teem uma mentalidade em que nao deitam lixo para o chao mas aqui em portugal nada a ver as pessoas por vezes mesmo com um caixote do lixo ao lado perferem deitar para o chao temos que mudar a nossa maneira de pensar e de estar porque para alem da estetica da cidade o meio ambiente tambem agradece

Anónimo disse...

eu falo aqui um pouco mais a baixo Setubal uma cidade linda com sol,mar, rio, serra da Arrábida ,linda...praias lindas e temos a cidade mais suja que já vi nos ultimos anos...é triste que não se faça alguma coisa...