sábado, 10 de julho de 2010

MANICURE / PEDICURE / UMA AMIGA

MANICURE  /  PEDICURE
Uma amiga. De há muitos anos. Óptima profissional! Sempre ocupada, bem disposta, actualizada Que idade terá? Talvez 40... Sempre igual. Loura, elegante, boa conversadora. Gosta de viajar. Não falta ao Ginásio. Casa no Algarve. Idas. Vindas. Dois filhos ( um casal. ) Ela já licenciada , a trabalhar num banco. O rapaz a terminar o curso. Uma vida organizada. Calma. Aparentemente , sem problemas.Há dois anos, projectava fazer um cruzeiro no Mediterrâneo. 25 anos de casada, merece festa, não é?Afinal , agora não dá. O senhorio resolveu vender-nos o andar. Uma prioridade. Não se pode perder. Adia-se a viagem. Será para o ano. Compra-se a casa. Paciência. Há coisas piores...
No ano passado, depois das férias de Verão, surpresa geral.
Não é que o marido, sem mais nem menos,   lhe pediu o divórcio?
Haverá outra?
Parece que não.
Apenas desgaste. A relação perdeu o interesse. Já não dá. Acabou. Vamos para o divórcio. Realmente, não esperava. Mas, se ele quer... Emagreceu. Apareceram as primeiras rugas. Triste! Triste! Fico com a casa de Lisboa. Ele com a do Algarve. Os filhos comigo. Acabou. Paciência. Estranho? Sim. Muito estranho. Já não comunicávamos. Talvez seja melhor assim. Mas que é difícil é.
Uma vida. Casei com 17. Foi o único namorado. O único homem.
Passaram 4 meses. Recordo a manhã em que ela foi assinar o divórcio.
Regressou, da Conservatória da Guerra Junqueiro.:
Triste. Calada. Envelhecida.
Consternamento geral : ela não merecia. Se há alguém que não merecia ..é ela. Coitada! Coitada!
...........................................................................
Os meses foram passando 1 ..2..3..4..5...6...7.........
Ontem era o dia de ser atendida por ela. Melhor. Muito melhor. Foi com os filhos passar uns dias à Madeira. Em Agosto vai com os amigos para os Açores . Continua sem faltar ao ginásio. Sai. Passeia. Voltou a conduzir o que não fazia há anos. Está de novo jovem e linda.
 Já tenho namorado. Casar, não. Não quero. Ele só fala nisso.Mas, por agora nem pensar ...É indiano.Também divorciado e com 2 filhos . Estão na Índia. Ele já cá está há muitos anos. Ele na casa dele e eu na minha. Não quero doutro modo. E o meu marido também já vive com outra pessoa. Uma brasileira. Deixou os filhos no Brasil e veio viver com ele. Não. Parece que não se conheciam. Acho que não se conheciam. Não sei.... Parece que se conheceram pela Internet...Sim . Os filhos já a conhecem. Dizem que é simpática. As brasileiras são todas simpáticas, não é?
Sim, gosto dele. Muito meigo. Apaixonado. Pensa muito em mim. Estamos a aprender. Não é a mesma coisa ... Com o meu marido foi um grande amor. O primeiro. Conhecia os meus pontos fracos...Este está a aprender.... Gosto dele.  Sim. Gosto dele.
Casar?
Não quero.
......................................................................
Esta é uma pequena história real. Absolutamente verdadeira. Conto-a por que ela é paradigmática da nova mentalidade que está a  desenvolver-se . Felizmente que as mulheres estão a saber conduzir as suas vidas.  O casamento acabou?
A vida continua.


1 comentário:

Anónimo disse...

Essa história está a acabar em bem, que bom para ela, ainda é nova, tem o mundo todo pela frente. Filhos crescidos, nada de traumas. Quando eles, os filhos são crianças o problema é muito, muito sério. Eu tenho sempre pena é das crianças, porque se os pais não forem inteligentes na separação, é um sofrimento sem tamanho para eles. Cuidado com os filhotes. Linda.