quarta-feira, 14 de julho de 2010

VAGAS A MAIS. PORQUÊ?


Aumentaram as vagas para entrada em várias universidades o que é contestado pelos respectivos bastonários. Em relação ao da Justiça, já nos habituamos a não levar a sério as suas afirmações. Mas o de Medicina? E , hoje o de Medicina  Dentária?
Este diz termos actualmente cerca de 7.200 médicos dentistas, com um a média de idades de 34/35 anos. Trata-se duma classe muito jovem , onde a renovação irá sentir-se muito tarde . Disse à agência Lusa Orlando Monteiro da Silva. Para este especialista há faculdades de Medicina Dentária em excesso (7), quase o mesmo número de faculdades de Medicina ,onde existem várias especialidades. " Por aí se vê o exagero de vagas ", afirmou o Bastonário , acrescentando que estão no estrangeiro a exercer a profissão mais de 500 dentistas  "sem possibilidades de colocação no mercado de trabalho em Portugal".
Aumentar o número de dentistas, quando não há colocação?
Quem explica?
Mariano Gago falou.
Não entendemos.
Deve haver uma razão para esta alegre abertura à entrada nas faculdades.
Há várias explicações. Lá isso há. Mas preferimos esperar para tentar perceber. É feio julgar sem provas, não é?
Mas...................................................

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu, não tenho qualquer pejo em por a minha opinião. Não sei nas outras áreas. Mas na medicina, médicos a mais? Eu ouvi o bastonário e fiquei furiosa, nem mais nem menos. Se há falta de uma data de valências? Os postos de saúde não têm médicos de família. No meu posto de freguesia, não tenho médico de família e perto de 8mil utentes. E vem o sr. bastonário dizer que não são preciso mais vagas abertas? Eu sei porque é esta a opinião. Assim quanto menos médicos, mais caras são as consultas. que vão de 70euros, até para cima de 100euros. Onde está o serviço de humanidade que devia envolver tão nobre profissão? Com estas suas palavras deixei de ter respeito por o bastonário da O.Médicos. Mais uma pergunta: porque temos médicos estrangeiros cá? Porque a estes não lhes são exigidas as notas de ingresso, que são aos estudantes Portugueses? Enfim, aguardaremos melhores dias. Linda