sábado, 10 de julho de 2010

MANIPULADORES ! HOMENS E MULHERES !

A imagem está exagerada. Na realidade pode não ser assim. Mas o efeito será semelhante. Manipular. Dominar. Aniquilar . Tirar a auto estima. Porquê?
Porque a insegurança leva algumas pessoas a querer exercer um controlo absoluto sobre os outros. O livro, agora editado em Portugal " Como fazer frente aos manipuladores" alerta para situações em que as vítimas só em situações limite conseguém libertar-se. Conheço casos desses. Conheço-os muito bem. Um, acaba de ser exposto, dentro da nossa família. Exposto. Porque estava escondido. Camuflado. Parecia tudo bem quando , na realidade estava tudo mal. Um casal na casa dos 50. Ele médico. Ela licenciada em Ciências. Professora . 4 filhos. 2 também já licenciados. De repente, sabe-se. Divórcio. Acabam de se divorciar. Porquê? Qual a razão?
Simplesmente porque ela chegou ao limite. Mais não.
Uma vida de humilhação,domínio, manipulação.
Chega.
Basta
Então as autoras deste livro estão certas? É possível fazer frente aos manipuladores ?
Quando estamos perante um manipulador, a possibilidade de se cair na armadilha depende do grau de vulnerabilidade da vítima. A conduta dele está enraizada na sua personalidade. É uma pessoa que tenta dominar , controlar a outra. Sempre.
O que fazer?
- Evitar todo o tipo de discussão. Parar a conversa antes que a violência se instale.
-Aprender a dizer não de maneira cordeal mas firme.
-Evitar responder a uma agressão com outra agressão. Há que ter em conta que, diante de uma provocação, o maior  triunfo de um manipulado é não se deixar levar para o campo da violência, porque o manipulador é um perito nesse campo; é recomendável manter a calma perante um ataque.
O livro apresenta uma prespectiva realista deste fenómeno social que se está a propagar como uma epedemia. O primeiro passo é a pessoa tomar consciência da gravidade da situação. Depois ser capaz de actuar. Ter forças para se libertar. Cortar os laços. Fugir. Mesmo que seja difícil tem que se libertar. Esta é uma questão de vida ou de morte.
A manipulação é destruidora.
Muito mais vulgar do que se pensa.
É fundamental a leitura deste livro.

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não posso falar deste assunto de manipulação de um casal. Mas penso que muita desta situação é por a dependência que tem da outra pessoa, que pensará: não poder viver sem o agressor? Será isto? Em certas camadas vergonha do fracasso perante a sociedade que os rodeiam ? Nas camadas mais vulneráveis será:o que é que vou fazer, para onde ir? É um problema e um sofrimento muito grande.Seria difícil esse problema comigo, saio a minha mão. Antes quebrar do que torcer. Que me deu por conselho. Nunca chores diante de um homem, nem nunca deixes que sejam eles a terminar, termina tu primeiro. Por isso é que digo que nunca me submetia a estas situações. Mal vale só que mal acompanhada. Mas mais uma mulher está de parabéns, pela coragem que teve. Linda