sexta-feira, 9 de julho de 2010

AS MINHAS PRÓXIMAS LEITURAS SÃO:

Nas duas últimas semanas , deliciei-me com a leitura de três obras de História que, penso , são indispensáveis para o conhecimento de duas épocas marcantes. Século XIV em Portugal e Século XX na Rússia. Os amores de Inês de Castro e D. Pedro de Luís Rosa. Leonor Teles e D. Fernando de José Manuel Saraiva. Todos, duma maneira ou doutra , conhecemos desde sempre estes amores alucinantes. Verdade? Exagero? 
Agora, perante trabalhos sérios, estudos aprofundados, pasmámos. Não imaginávamos a dimensão da loucura de D. Pedro por Inês. Inacreditável! Perante o espanto de todos ,ele trincou mesmo, os corações ensanguentados dos 2 assassínios .E , colocou no trono o esqueleto daquela" que depois de morta foi raínha..."
Assim, hoje , na ida à biblioteca insisti em livros históricos . "O Claustro do Silêncio" de Luís Rosa que mereceu o prémio Vergílio Ferreira . Foi um prémio muito bem merecido pois estamos perante um excepcional históriador/ filósofo. Consegue fazer-nos visualizar um universo de situações distantes mas próximas e coloca-nos no centro de acontecimentos que sabiamos da sua existência mas não das suas motivações. Interesses. Intrigas. Superstições. Fanatismos extremos.Tão longe / tão próximo !
Quem ama a leitura e gosta de História vai deliciar-se com este escritor. E , vai apreciar o uso dos materiais linguisticos que há muito não viamos usar tão sabiamente.
Um grande escritor ! Luís Rosa!
Vamos ouvir futuramente falar muito de Luís Rosa.

Sem comentários: