terça-feira, 27 de julho de 2010

FÉRIAS EM ITÁLIA


Férias.
Palavra mágica!
Este é o nosso local de sonho desde há 12 anos. Itália. Riccione. Adriático.
Aqui sentimo-nos felizes.
A nossa neta  Constança foi no Hotel Atlantic,( o hotel onde sempre ficamos) que começou a andar. Todos os anos reencontramos amigos de várias nacionalidades que , através da Constança criaram laços connosco.
Tudo nos agrada : o ambiente do hotel, absolutamente impecável, as refeições gourmet que consideramos inigualáveis,a praia mesmo à nossa frente.... A temperatura da água do mar, a ordem, organização, a limpeza.... Tudo.
Dá para imaginar uma praia com uma extensão imensa, que vai de Rimini à Católica, cheia de gente, onde é possível irmos dar  longos passeios na areia, à beira mar,  e deixarmos os nossos pertences sob o chapéu de sol , sem receio de sermos roubados ?
Pois em Riccione é assim.
Muito mais haveria para dizer mas há uma palavra que teima em aparecer :
Civilização.
E, hoje ficámos tristes. Há pouco, na piscina onde gostamos de estar, da parte da tarde, ao folhear uma Visão que trouxemos, para terminar a sua leitura, vimos uma fotografia da nossa praia de Carcavelos no dia 6 de Junho. E pasmámos. Porquê? Porque a desorganização era caótica.  Cada um tinha colocado o seu chapéu de sol onde muito bem tinha querido. Corpos juntos, sem espaço. Toalhas de banho unidas. Anarquia total ! Loucura perigosa.
E apetece perguntar?
- Não há regras?
- Quem manda?
-Quais os poderes autárquicos?
-São inexistentes?
Voltando às  nossas reflexões: sentimo-nos dominados pelos mesmos sentimentos de tristeza e impotência . Ele no século XIX e nós no século XXI.
E apetece perguntar :
Até quando?
Vamos continuar a viajar em pensamento pela nossa terra e  tencionamos começar a interagir convosco desde agora. Se não começámos mais cedo foi por dificuldades que se nos depararam, mas que parece  estão ultpassadas.
Sendo assim, até amanhã, meus amigos.
"Pegarei no meu bordão e convosco caminharemos pela nossa terra..."  

2 comentários:

Ana disse...

A tutti auguro una buona vacanza. Grandi baci.
Saudades.
Ana

Anónimo disse...

Que bom saber que se encontra feliz. Pelo que me conta, parece outro mundo. Parece que por cá isto vai ficando sem concerto. Não há regras, portanto não há ordem. Para não dizer pior, parece um país do 3º.mundo, e quando das minhas férias no Senegal, já encontrei um pais com regras. Estas minhas férias já foram à uns anos, agora não sei como é. Já que falamos em ordem, eu custa-me viver nesta desordem, nunca tinha-mos falado nisto, mas é a verdade. Nunca precisei de chefes para cumprir o meu dever, claro que precisava mas só para orientar o serviço. Estou-me a fazer compreender? Como amo este país, mas, todos os dias fico mais triste um bocadinho com o que se vai passando. Vou enviar-lhe um mail. Desejo que as férias continuem maravilhosas e que traga o coração cheio de alegria. Beijos Linda