quarta-feira, 7 de julho de 2010

O MAL DO OURO !

O mal do ouro.
A África tem mais de metade  das reservas mundiais  de ouro. Mas, como acontece com o petróleo e  os diamantes a parte do lucro que reverte para os paises produtores é minima. As comunidades locais começam a organizar-se para exigir justiça pelos danos causados pelo sistema de exploração.
Em Maio, um habitante  de Kebasula, no Noroeste da Tanzânia queixava-se energicamente por este ser o "ùnico país do mundo onde as pepitas de ouro são mais valiosas do que as pessoas ".Nesta zona a multinacional canadiana Barrick Gold Corporation, a maior empresa aurífera do mundo, explora as minas de ouro da região. Os habitantes de Kebasula denunciaram que as intoxicações por cianeto já mataram 20 pessoas e 270 cabeças de gado e exigiram o encerramento  das actividades auríferas, mas sem sucesso.
Chega-se a falar " na maldição dos recursos naturais". África é um bom exemplo desta maldição. Que exemplo!
África produz 600 toneladas de ouro por ano, a quarta parte da produção mundial. Os subsolos africanos contam com metade das reservas mundiais de ouro.
Com a subida espectacular do ouro, as companhis extractoras aceleram a exploração, sobretudo na África Ocidental e Central.
E que vimos?
Governos instáveis. Políticos predispostos à corrupção. Normativas ambientais praticamente inexistentes .A África continua a ser espoliada dos seus recursos minerais. E"a dívida ecológica"que está a contrair é irreparável  .Porquê? - Porque os interesses são muitos! Sem fim à vista... 
E ainda está distante o tempo destas populações serem beneficiadas pela sua própria riqueza.! Vamos ,entretanto, assistindo  a situações incríveis de descrever como a que vimos relatada esta semana na imprensa diária ."- Luanda é a cidade mais cara do mundo.! "
Porquê? Porque razão os hamburguers da Mac Donalds custam o triplo que em Lisboa?
Porque razão a maior parte da população deste país (tão rico), vive em condições tão deficientes? Consequências da guerra?
Também.
Mas Angola é rica.
Tem potencialidades.
Há uma classe com muito poder económico .
Grande parte da população   não possui habitação digna e continua a ter de sair da sua terra para conseguir sobreviver...
Injusto. Muito injusto, pois se há país que tem tudo para se tornar auto suficiente e oferecer a todos prosperidade e dignidade é, sem dúvida Angola.
África tem que ser respeitada.
Já é tempo.

.............................


1 comentário:

Anónimo disse...

Para que a África seja respeitada, teria que os governos fazerem por isso. Não fazem porque na sua maioria isso não lhes interessa, nem a eles nem aos exploradores. As guerras são fomentadas e depois dizem que são as etnias, mas eles, os exploradores, exploram essas questões muito bem. Isto é tudo estudado ao milímetro e lá vão conseguindo o que querem. São mais uns que deitam a cabeça na almofada e, dormem o sono dos justos. Pobre África e pobre Mundo que ainda se deixa levar por estes homens mal formados. Eles comem tudo e não deixam nada.Linda