segunda-feira, 5 de julho de 2010

KOMOROWSKI VENCE PRESIDENCIAIS NA POLÓNIA


O centrista Bronislaw Komorowski acaba de vencer as eleições polacas derrutando o irmão do conservador Lech Kaczynski, vítima dum acidente de aviação  a 10 de Abril. No discurso de vitória o novo Presidente disse:
"Hoje ganhou a democracia, a nossa democracia polaca .Temos muito trabalho pela frente para que as divisões não nos impeçam de cooperar nem entravem a construçãso de um entendimento nacional ".
Minutos apenas após serem conhecidos os resultados , Jaroslaw Kaczynski ( irmão gémeo do falecido presidente ) assumia a derrota."-"Tenho de começar por fazer o que as boas maneiras impõem, felicitar o presidente".(Apesar da tudo ainda obteve 48,9 % de votos,ele que só se candidatou em memória do irmão).
A Polónia é o maior país ex-comunista da UE e que resistiu com alguma solidez á recessão económica do ano passado, mas, enfrenta agora um enorme défice orçamental e uma crescente dívida pública que vai dar muito trabalho a resolver aos actuais governantes.
 
A Polónia, em grande parte devido à sua situação geográfica ,tem sido ao longo dos tempos uma nação mártir. 
Já é tempo de construir em paz o seu  futuro, tentando esquecer ódios ancestrais que só contribuem para a bloquear. Era o que estava a tentar fazer o presidente Lech Kaczynski , quando tragicamente morreu. Embora seja muito difícil ,a Polónia tem que esquecer.( Nem que seja ao som da Polonaise, de Chopin.O patriotismo não é apenas demonstração de revolta contra a opressão. Também se pode manifestar no desejo duma nova ordem para a Polónia.Finalmente livre e próspera)
Porque não?

1 comentário:

Anónimo disse...

Por o que vou sabendo, ainda bem que Bronislaw, ganhou as eleições na Polónia. Mas como eu sou, ver para crer, espero pelo que se vai passar nos próximos seis meses. Como sabemos, promessas todos fazer, depois de lá estarem, fazem o que nós já sabemos. Mas desejo ardentemente que seja um bom politico,e que pode servir de exemplo, para outros políticos. Linda