sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lei do aborto / 3 anos!

Lei de aborto faz agora 3 anos
Especialistas defendem que está na altura de fazer balanço e rever a lei. Verifica-se que há um elevado número de mulheres que , após uma interrupção de gravidez falta à consulta de planeamento familiar ( prevista na lei) e as repetições de aborto são as questões que mais preocupam os profissionais de saúde .Francisco George ( director -geral da Saúde ) diz que tudo pode ser melhorado." Agora está na altura de começar a diminuir os abortos. Este ano será prova de fogo"
É necessário reforçar as consultas de planeamento familiar
Os números de repetição de aborto em Portugal ( 340 mulheres das 19.000 que abortaram em 2009 fizeram-no 2 vezes ) revelam que a educação ainda não está incrementada. Apenas uma em cada três mulheres comparece à consulta de planeamento familiar , esquecendo que a lei concedeu um direito , mas também acarreta deveres .
Quando começarão as nossas mulheres e mais precisamente as nossas jovens, a encarar muito a sério,este problema? Está nas suas mãos, na sua educação e cultura evitar uma gravidez indesejada e deixar , duma vez por todas, de impedir o nascimento dum filho.
Em 2009 abortaram 19.000 mulheres!
E   340 repetiram o aborto!
Tanta ignorância, impreparação, leviandade!
Amar em beleza. Ter os filhos com felicidade. Aprender a viver como mulheres responsáveis e cultas.
Urge.
A lei não pode servir para proteger a falta de descernimento. Duas vezes o mesmo erro não se pode admitir. 
Se é necessário revê-la, que o façam.Porque não a repetição deixar se ser gratuita? Luìs Graça , director do serviço de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria , insiste na defesa do pagamento da taxa moderadora e numa "eventual punição a posteriori nos casos de repetição. " Um aborto deveria ser pago, tal como se paga uma operação ao apeêndica ",afirma..
Excelente idéia! Há atitudes que necessitam de sanção, como esta.
Para bem de todos.
Prevenir em vez de remediar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu tinha várias ideias para e repetição de aborto. Se não fossem à consulta marcada: era lhes descontado uma taxa ou, no vencimento, ou subsídios ou abonos. O segundo aborto seria pago como qualquer clínica, que presta estes serviços. Mas isto era levado a rigor, não era como sempre, as regras são implementadas mas, ninguém as faz cumprir. Eu ouvi um programa sobre o assunto na TV, entre um médico de S.Maria e uma daquelas senhoras de uma organização (perece; Pro-vida),Claro que este tipo de senhoras também me não convencem, porque o problema está na sociedade que não deixa as mulheres terem os filhos quando o desejam. As ditas senhoras não falam nos problemas que a sociedade tem. Porque aí teriam de olhar para dentro delas e isso não estão interessadas. Linda