sábado, 10 de julho de 2010

MANIPULAR!!!!

As sociólogas Glória Hussmann e Graciela Chiale acabam de publicar o livro " Como fazer frente aos manipuladores"onde falam abertamente sobre um assunto que ainda é tabu. Fiquei interessada, pois  tenho duas amigas que são terrivelmente manipuladoras. Uma tem perfeita consciência de que o  é e do poder que tem sobre os outros. A outra, que, não é de modo nenhum tão inteligente , creio que o é inconscientemente. Seja como for, são duas manipuladoras natas. E perigosas.
Será que a manipulação é inata e todos somos , de algum modo, manipuladores? Quais são as carecteristicas mais comuns de um manipulador?
O manipulador é uma pessoa que tenta dominar e controlar a outra. Para isso , utiliza a distorção da comunicação e a desqualificação. O medo, a culpa e a humilhação são recursos habituais para atingir os seus fins. É muito pouco frequente que um manipulador se mostre como,na realidade, é. Usa sempre máscara oque contribui para enganar a vítima. Esta acaba por sucumbir  e até adoecer. É frequente dizer:" Não sou a mesma. Perdi o entusiasmo pela vida ". Na verdade o fim em vista está a ser atingido. O domínio é total.A conduta do manipulador está enraizada na sua personalidade.É uma pessoa que tenta dominar, controlar a outra a todo o momento. Mostrar a sua superioridade.

Sem comentários: