quarta-feira, 7 de julho de 2010

FUNDAÇÃO SARAMAGO / BALTAZAR GARZÓN


"Pela fundação José Saramago foi apresentada a candidatura de Baltazar Garzón ao Prémio Nobel da Paz.
Este juíz espanhol foi suspenso das funções que exercia na Audiencia Nacional depois do supremo Tribunal ter considerado que não era competente para investigar os crimes do franquismo."
(Esta notícia vinha na Visão de hoje). Este é um caso que tem levantado grande polémica na nossa vizinha Espanha e , reparo, que é, talvez a primeira decisão da fundação Saramago a ser noticiada. Pela rapidez da decisão, seguramente ,já tinha sido pensada e assumida pelo escritor , tendo a sua viúva sido a sua emérita executora.
Pilar continua a fiel companheira de Saramago.
Como sempre.

1 comentário:

Anónimo disse...

Prémio bem dado e merecido. É uma injustiça o que se faz ao Juiz, Baltazar Garzon em Espanha. Depois dizem que há liberdade, toquemos em certos nomes e épocas e vê-se o resultado. Veja-se aqui o que se passa com a casa da PIDE, na Rua António Maria Cardoso. Um condomínio fechado, e os mortos e famílias esquecidas e silenciadas. Isto para mim é o odioso de um tempo que querem fazer esquecer. Mas, é muito simples saber porque se quer apagar a memória? Dos que morreram quem é que eles eram? Enfim fico-me por aqui. Linda