terça-feira, 6 de julho de 2010

HOJE É DIA DE FESTA PARA O ANTÓNIO E MARIANA

O meu neto António e a sua amiga Mariana vieram passar a tarde em casa da avó. Tem sido uma festa pois nada lhes tem sido recusado. São colegas no São João de Brito e , desde que se conhecem,são cumplices e grandes amigos.Têm ambos 7 anos, são companheiros de carteira e gostos semelhantes. Almoçaram connosco na Namur. Bife, com batatas fritas, claro. Gelado, com certeza. Depois fomos à loja do Chinês e cada um realizou a sua comprinha que não pode ultrapassar os 2 euros. Têm que ter a noção do dinheiro, não é?
As brincadeiras têm seguido a bom ritmo. Foram fornecidos todos os acessórios indispensáveis á festa:
Chapéus, carteiras,vestidos.... Têm o seu computador ( oferta da avó ao António pelas excelentes notas obtidas ), a sua tv. E um belo lanche : Bolas de Berlim com creme e garrafinhas de chocolate. ! Maravilha, não é?
Mas, houve problema.
-Avó desculpa, já fiz asneira. Entornei chocolate na colcha da cama.
................
-A avó manda lavar a colcha . Foi um azar, não foi?
- Claro que foi. O António não teve culpa. 
- Claro que não. Acontece, mesmo tendo cuidado e o António é cuidadoso.
- Ele não teve culpa, repetiu ela "mãezinha".
.......................
As nódoas na colcha que é branca , lisa e própria para o quarto das crianças ,lavam-se e saem.
Não sairiam seria as nódoas da alma se a avó  pertencesse ao grupo das " meu Deus, que disparate, o que fizeste, não tens juízo, és um desajeitado,..."
Desejo que os meus netos recordem o tempo que passaram cá em casa como eu recordo os verões, quentes como o que estamos agora a viver, que passei no Algarve, junto duma avó insubstituível e que nunca nos dizia Não.
Dizer não quando se pode dizer sim?
Porquê?
Querida avó, a felicidade é uma construção. E, em grande parte, para a solidez do edíficio todas as ajudas são preciosas.E foram !!!  Criança feliz. Adulto compreensivo.
Gostei de vos ter cá, António e Mariana.
Venham mais vezes.
A avó adora.

2 comentários:

Anónimo disse...

Lindo dia para uma avó e para o neto que desfruta de uma avó tão compreensiva. Relembrando a minha avó, que foi melhor avó do que mãe. Nunca me lembro que ela não fosse compreensiva mesmo quando eu teimava, que queria uma moeda branca e não uma preta. Eu ainda não sabia o valor do dinheiro, mas sabia que a branca valia mais.Como me faz recordar bons momentos da minha infância. A avó é a figura mais ternurenta da nossa infância. Linda

Anónimo disse...

Achei lindo este "post"! Que ternura! Conhecendo o neto(um querido) e a avó (tão moderna e de tão "alto astral") não tinha uma dúvida do desfecho.
Aliás, querida amiga, queria dizer-lhe que sigo na educação do meu filho essa sua máxima de vida "Não dizer não quando se pode dizer sim". Numa conversa (talvez há uns 10 anos) em casa do C. referiu-a e, em situação de indecisão, lembro-me sempre de si e desse seu sábio lema. E sabe que não me tenho dado nada mal? Beijinhos. Paula