sábado, 17 de julho de 2010

DIZ-ME A VERDADE SOBRE O AMOR / NUNO AMADO


Nuno Amado, psicólogo clínico, acaba de publicar um livro  interessantissimo :"Diz-me a verdade sobre o amor"- O amor à lupa da ciência.
O que é o amor?
Porque se gosta desta pessoa e não daquela?
Através de estudos científicos, teorias, análises, aproveitando milhares de anos de mitos, histórias, lendas  e reflexões, Nuno Amado une ciência e arte, razão e emoção. !"Diz-me a verdade sobre o amor,"faz uma síntese da recente abordagem científica ao amor. Se filósofos, poetas e artistas tentaram desde sempre desvendar este sentimento, os cientistas só há duas décadas começaram a interessar-se por tão complicado sentimento. Mas, apenas se está no início deste estudo pois muito há a fazer no campo da psicologia  do amor , reconhece Nuno Amado. Neurogistas, psicólogos, antrópologos, sociólogos "e outros ólogos, estão a tentar compreender muitos dos porquês do amor."
Mas, afinal, porque nos apaixonamos?
Geralmente, diz o psícólogo,começa pela atração física.Outras vezes surge pela convivência...Uma das responsáveis é justamente a convivência.
Mas é possível, sim senhor, considerar o amor uma droga "Quando se olha para o cérebro de um consumidor de anfetaminas e de uma pessoa apaixonada veem-se grandes semelhanças como a desativação das partes cerebrais responsáveis pelo pensamento lógico e pelo planeamento a longo prazo" Assim ,não se anda longe da verdade quando se diz que o amor é cego e irracional.
Em relação às preferências na escolha dos parceiros o psicólogo fala-nos dum estudo realizado por David Buss que conclui que ambos as sexos procuram por ordem de preferência :
Companheiros que os amem
Sejam de confiança
Tenham estabilidade emocional
Maturidade
Tenham bom feitio.( Bom feitio? ?????)
----------------------------------
Vale a pena ler o livro porque, além de tudo,  diverte. Por exemplo:
Os homens parecem ter tendência para dividir as mulheres em quatro grupos- "As mulheres que são esposas potenciais, as que , se pudessem "iam para a cama", As mulheres tão feias que "nem lhes tocavam" e as mulheres da sua família - embora não existam mulheres em quem " nenhum homem tocaria ".
Divertido . Na moda.
No final vejam o que o psicólogo pensa sobre a existência de casamentos felizes. Há? Não há? Depois de tanto investigar qual é a opinião do clínico?
Qual é?


2 comentários:

Anónimo disse...

Realmente acho bem que estudem este assunto. Mas, será que vai levar a alguma explicação concreta? Penso que não. Penso que é um estudo em que não devem de fazer só com pessoas novas, deve ser estudado também a quem já teve outras vivências. Se cada vez que amarem, e falando de amor, e não de coisas passageiras! Houve sempre amor, e nunca foi igual o seu começo. O fim, geralmente termina em lágrimas. É um assunto tão simples e tão difícil. Linda

Anónimo disse...

Li o livro e gostei. De um modo muito claro, sem pretensiosismos (não penso que se pretenda elucidar realmente tudo sobre o amor), acho que o livro ajuda a arrumar algumas ideias sobre o tema. É fácil de ler, é divertido. Pessoalmente anotei-o, e de vez em quando vou reler algumas partes que gosto!
LR