domingo, 4 de julho de 2010

COREIA DO NORTE

O Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte (KCNA) acaba de anunciar para Setembro uma reunião, para renovar a sua liderança.
Através desta reunião ( a terceira desde a sua fundação em 1948 ),a Coreia do Norte deverá conceder a Kim Jong-un o estatuto oficial de delfim. Aos 27 anos , o mais novo dos três filhos de Kin Jong-il foi indicado como sucessor do Querido Líder.( que sucedeu ao pai em 1994 ). Ditadura hereditária, a C. do N. é um dos paises mais isolados do mundo. Sabemos isso. Mas, estamos no mundo e sabemos que problemas podem surgir para todos nós vindos daquele lado. As tensões entre N. e S. são frequentes e aumentaram em Março quando uma corveta sul coreana foi afundada, segundo parece, por um torpedo do Norte.Assim, devemos ter uma visão daquele povo e das suas gentes e tentar vislumbrar o que lá se passa. Só nos faz bem, não é? Uma ditadura hereditária e comunista dá-nos que pensa,não dá?
"Cabe-nos a tarefa revolucionária e sagrada de fazer evoluir o Partido dos Trabalhadores e de aumentar o seu papel para devolver ao país a sua glória como nação socialista, próspera e poderosa ".
Entranto, a comunidade internacional vê com preocupação o programa nuclear de Pyongyang.
Vamos, tentar acompanhar o que se vai passando por lá, pois estamos inseridos num cosmos de tal modo global, que tudo nos deve interessar. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu concordo que não me parece bem, passar de pais para filhos o comando de um pais. Não entendo lá muito bem. Mas também são povos com uma maneira de ver diferente do Ocidente, penso eu. Por outro lado, porque é que o Ocidente pode ter energia nuclear e os outros não? Será que estamos informados com imparcialidade do que se passa? Para saber quem tem ou não razão? Está tudo muito nublado. Íamos para oparaiso.com a queda do muro de Berlim e queda da União Soviética. Afinal os espiões continuam,as guerras não são menos, as diferenças sociais são mais e o Iraque é aquilo que se vê.Então estamos melhores? Não estamos e não se sabe para onde se vai parar, essa é que é a verdade.Linda