quarta-feira, 14 de julho de 2010

começo da vida sexual- 14 anos ?



É verdade. Segundo os dados do Health Behavior in School-aged Children ( HBSC ), um estudo da Organização Mundial de Saúde sobre os estilos de vida e os comportamentos dos adolescentes e que inquiriu 9.000 alunos dos 8%  e 10% anos , a idade média do início da vida sexual para 25% dos jovens lusos, são 14 anos.
É verdade ,14 anos!
Tão novos? Será que não há engano ? Não será só a partir  dos 16?
Parece que é mesmo verdade. Os tempos mudaram. Há o cinema. A televisão.A internet.Os exemplos. Os amigos. Os colegas. As oportunidades.
O século XXI.
E não se pode fazer nada? Tem que ser mesmo assim ? Umas crianças!....
Pode-se e deve-se fazer alguma coisa:
Ajudá-los. Responsabilizá-los. Educá-los.
Levá-los a crescer com a consciência dos problemas que podem surgir, caso não tenham a devida preparação para exercer a sua vida sexual em pleno. Só dois exemplos que têm que ser encarados a sério : - contágio de doença sexualmente transmitida e gravidez indesejada ( e tudo o que ela acarreta)...
Deveres dos pais :
Não esperar que seja a escola a dar-lhes a tão falada "educação sexual". Não "tapar o sol com a peneira". Não se iludir." A minha filha nem pensa nisso, que ideia! ". Não ter pudor em falar  com a maior abertura de  tudo o que se relaciona com a actividade sexual desde sempre. Não há altura para começar. É sempre. Desde o nascimento : nada esconder .Nunca. Nada camuflar. Preservativos? Sempre. Comprá-los e deixá-los no quarto deles. Porque não? Tenho uma amiga que sempre fez isso e um dos filhos (com16anos) com o maior à vontade, disse-lhe um dia:" - Mãe, não os compres no super-mercado, porque não são bons. Na farmácia são muito melhores. " O que esta frase representa de amor, cumplicidade , sabedoria!
E , isto passou-se há mais de 20 anos!
Amar os filhos é prepará-los para a vida sem falsos pudores. Sem preconceitos. É saber protegê-los de influências retrógadas.Caso não sejam capazes de vencer as vossas inibições , então deixem a escola ,fazê-lo e não vão na onda ( que cada dia se está a tornar mais volumosa) da contestação.
Amanhã  haverá uma conferência que marca o início do projecto " Dimensão ética da sexualidade ".
Importante. Muito importante acarinhar este projecto.
Os nossos filhos merecem o nosso bom senso.
Não criticando estão a ajudá-los. 


1 comentário:

Anónimo disse...

Vivemos na obscuridade tantos e tantos anos que isso, afectou gerações, até agora. Vão lá, mais de trinta anos, eu dei a uma colega minha, um livro de: a história sobre a reprodução, desde as cementes, animais e seres humanos. Era um livro que o tema era tratado com delicadeza. Pois fui encontrar o livro guardado no fundo da gaveta da secretária, já a menina era adolescente. Como é que se convive com estes pais? E está tudo quase na mesma. Os pais dão liberdade mas, não sabem dar responsabilidade. Isto deve ser feito e acompanhado de amor. Não é o ter é o ser, que precisamos de cultivar. linda