quinta-feira, 8 de julho de 2010

CRISE ? QUAL CRISE ?

Quem anda muito no Metro, nos Grandes Espaços, nas ruas, não pode deixar de reparar na abundância de quem fala ao telemóvel. É deveras impressionante.
Aqui está, mais um campo merecedor duma análise sociológica adequada. Portugal é dos paises da UE onde este maravilhoso meio de comunicação é dominante. Não posso falar. Não posso mesmo falar... pois não imagino sair de casa sem o meu. Junto de mim. Sempre.
Hoje li:
"Como se sabe , a crise não está a atingir a venda de telemóveis ( mais 20% no início do ano em Portugal) e o gigante sul-coreano Samsung é bem a prova disso :
estima um lucro record de 5 triliões de won ( cerca de 4 mil milhões de euros) para o segundo trimestrede 2010."
Pois é verdade. É possível dispensar muita coisa. Tem que ser. Não há outro remédio.Mas o telemóvel ,não.
Qual será a principal causa desta dependência?
Merece um estudo.Sem dúvida. Um estudo. Atrevo-me a incluir algumas variáveis :
- Desejo de quebrar a solidão.
-Um amparo. Algo que proteje e defende. De quê? Não interessa. Uma ajuda. Uma proteção.
- Uma alavanca para elevar a auto-estima ." Ainda há quem pense em mim, não há?"
-Uma esperança.
- Um sonho.
-Uma continuação.
-Um começo.
Gosto muito de me fazer acompanhar pelo meu telemóvel. Gosto muito. Não o dispenso. Nunca.
Quem não gosta ?
Igualmente, merecia um estudo: "Porque razão não gosta de andar com o seu telemóvel"?
.......................................
As razões seriam, exactamente , as opostas.
E depois?
Quais as conclusões que tirariamos?
A Psicologia está em todo o lado, não está? ( Psique-alma / logos- estudo ).
Sempre. Em tudo. Em todo o lado. Em todos. Sempre.
Até num simples telemóvel.

 

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu comprei o meu porque quase fui obrigada. As minhas amigas foram comigo a loja comprar o cujo. Motivo: se eu não estou em casa elas ficam preocupadas. Aí está a razão do meu telemóvel. Agora claro e também em consideração, lá ando com ele atrás e já me tem feito jeito de verdade. Mas que o ame não. Tenho ouvido as conversas mais parvas que há. Porque as pessoas se encantaram pelo aparelho? Eu penso que é por auto-estima, dá estatuto, é um pouco como o cigarro. Claro que o cigarro faz muito mal, é a droga autorizada. Voltando ao telemóvel? não simpatizo mas, é útil. Linda