segunda-feira, 5 de julho de 2010

BODAS DE OURO / 50 anos de vida em comum !

Hoje perguntaram-me se havia uma receita para realizar as bodas de ouro.
Falo de cátedra pois já fiz 51 anos e , portanto, " estou por dentro".
Antes de mais nada : Ambos precisam de muita paciência para ultrapassar o dia a dia. A palavra chave para que uma união se aguente é , sem dúvida, paciência. E depois penso que é fundamental relativizar as situações. Empolar as coisas exageradamente é um disparate. Não vale a pena. É ultrapassar e andar em frente. Esse disparate do orgulho, das zangas gratuitas, dos amuos,"" não falo porque estou ofendida..." Tretas! Ultrapassar. Palavra de ordem : Ultrapassar as crises.
Depois é necessário o respeito. Sim senhor. O respeito," o respeitinho" é fundamental em todas as relações e muito mais no casamento. E o humor. Porque não rirem os dois do disparate cometido? Nada de ofensas. Ofender ? Nunca. Consideração. É outra  frase chave. Consideração pelo parceiro.
E uma fundamental : respeitar a liberdade. A individualidade do outro. Sempre.  Cada um tem que ter o seu espaço. É fundamental. O seu espaço / o modo (como organiza a sua vida.).
A vida é uma caminhada a dois. Querem assim. É uma opção. Então que  se respeitem, que não se agridam inutilmente, que se procurem divertir o mais possível. Que saibam evitar que os conflitos nasçam. . É cortar logo. Imediatamente.
Ciúmes?
Nunca. Jamais. Em tempo algum.
São apenas demonstração de falta de segurança. Em novos ainda têm desculpa ( uma certa desculpa)...
Mas a partir de certa idade...Tão ridículo! Tão estúpido! Apenas revelam vaidade. Desejo de domínio, de posse.
Agora perguntarão:
Essa receita é possível?
- Nós achamos que sim.
(E em Novembro esperamos fazer 52 anos e 4 de namoro.!!!! Acima de tudo, amigos ).

2 comentários:

vanessa disse...

Os meus parabéns pelos 51 anos!
São um casal muito, muito simpático!

Concordo com a receita: paciência, respeito e nada de ciúmes, que são a coisa mais tonta deste mundo.
Se descobrir a receita já não é fácil, implica muito conhecimento, po-la em prática é uma verdadeira arte de auto-domínio, um dom para praticar todos os dias do ano.
Venham muitos mais aniversários de casamento!

Anónimo disse...

Parabéns por esse comportamento perante uma vida a dois. Quando diz:nada de ciumes? Eu penso que é um dos meus erros, sempre fui ciumenta. Mas por outro lado tinha razão, era certo. Como fazer? Será que tive em sorte homens levianos? E eu isso nunca desculpei.Sou fiel, tem que ser fieis. Enfim, assim foi a vida e os namorados que me calharam.Linda