domingo, 18 de julho de 2010

BIBLIOTECA NACIONAL DE LISBOA

A Biblioteca Nacional ( BN ) vai encerrar por 9 meses. Diz-se que não há alternativa. Mas o descontentamento é geral e já mais de 4.000 pessoas assinaram uma petição exigindo que o encerramento seja adiado e feito duma forma faseada, de maneira a que inúmeros trabalhos académicos não sejam interrompidos. Argumenta a direcção da biblioteca que as coisas não podiam ser feitas de outro modo e que está em causa a preservação e segurança do respectivo acervo. Não se sabe se a instituiçao poderia ter agido de outro modo, mas a verdade é que há investigações académicas que não podem ser interrompidas pois existem prazos a cumprir. 
Será que o Governo não deveria ter estado atento ao problema e não teria sido possível outra alternativa ?
 É verdade que a Biblioteca do Vaticano esteve encerrada para obras durante 3 anos! É verdade! Mas New Bodleian (Oxford), está a transferir cerca de 6 milhões de livros para um novo depósito " Faz parte duma estratégia ampla disse a responsável desta Biblioteca, que acrescentou ."É uma transferência permanente e irá garantir que os livros de maior utilização estejam sempre disponíveis ,podendo ser pedidos pelos leitores" .
A Biblioteca Nacional de França, está a receber durante 7 anos obras ,que custarão 250 milhões de euros , mas " o que fizemos foi cortar o quadrilátero em 2 zonas" , explica a Directora da BNF". A zona 1 , encerra entre 2010 e 2014 e os 2 departamentos afectados serão instalados provisoriamente numa antiga galeria de exposições na zona 2."
A nossa Biblioteca Nacional, simplesmente, encerrar para obras?
Evidentemente, impossível!

1 comentário:

MCA disse...

E o que faz aqui uma foto da Biblioteca Nacional de Espanha?!?