quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

MÁRIO MONICELLI MORREU NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA

Não sabia que Mário Monicelli se tinha suicidado na segunda-feira. Vi referência no blog Urbano a este extraordinário realizador mas não compreendi que estava a ser recordado por nos ter deixado.
Dizem que os velhos não se suicidam. Que lhes falta a coragem...Monicelli disse: "Se me visse obrigado a viver uma vida que não é vida , acabaria eu próprio com ela ". Não foi levado a sério. Mas a frase tinha um sentido profundo. A sua vida explica a sua morte? Absolutamente. E , os seus filmes revelam a coragem para além de todos os limites. Todos o conheciam como um lutador. Há poucos dias morreu Dino de Laurentiis. Nessa altura Monicelli disse " Hoje faltam cabeças assim, gente que com coragem faz o mundo avançar.Gente de enorme personalidade, de grande cultura . Cultura significa acreditar naquilo que se faz , com verdade e abnegação. E estar disposto a tudo para a realizar."
Monicelli e os seus amigos  - Alberto Sordi, Vitório Gassman, Ugo tognazzi...
Desapareceu um creador que nos deslumbrou com a sua arte incomparável:
TÃO AMIGOS QUE NÓS ERAMOS.
Um filme magnífico !
 Uma maneira insólita, divertida e sarcástica de ver a amizade .

Meus filhos
Vamos rever este filme magnífico. Vou tentar comprá-lo  amanhã no Corte Inglês. E  os três vamos homenagear Monicelli e revivermos o nosso passado ( creio que foi no cinema Roma, numa matinée...)
Tão divertidas eram as nossas tardes nas férias!
Combinado?

Sem comentários: