segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

HITLER : O PODER DA ATRACÇÃO

Sabem quem é esta senhora sorridente e aparentemente feliz ?
É Eva Braun, companheira de Hitler durante mais de uma década - de quem pouco se sabe além de se ter casado com o ditador 40 horas antes de ambos se suicidarem .
Quem era afinal esta mulher e o que a levou a viver uma ligação tão dramática ?
Acaba de ser publicada uma obra que talvez ajude a desvendar o mistério: Diário de Eva Braun, romance de Simone Bernard- Dupré. A escritora confessa que acima de Eva Braun colocou o Nazismo . Eva Braun foi apenas o veículo. Por isso a sua vida continua relativamente desconhecida.  Tudo está fortemente ligado a Hitler e ao regime nazi. " Eva só interessou à escritora na medida em que a levou a Hitler ".
Fica-se a conhecer uma jovem que aos 17 anos conhece o Furhrer no  estúdio de fotografia onde trabalha e imediatamente fica loucamente apaixonada por ele. Com o decorrer dos anos compreende  a pessoa que tem ao seu lado : manipulador, cruel, histérico, sem escrúpulos. Mesmo assim não o deixa, cedendo sempre ao seu magnetismo."Eva deixou de ter domínio sobre si própria e aconteceu o mesmo com o povo alemão. Ficou tão fascinado e embalado por Hitler que perdeu o controlo de si próprio.  "...É feito um paralelo entre o povo alemão e Eva Braun. "Ela percebe que está a ser subjugada mas não consegue sair da relação . Está completamente fascinada pelo poder de atracção de Hitler que, tal como descontrolou Eva , também descontrolou e moldou o povo as multidões ".
Este é um tema que não se esgota. Há sempre novos ângulos para se tentar fazer uma análise. Não lemos ainda o livro, mas tencionamos folheá-lo. Contudo, pensamos : não haverá aqui uma tentativa de desculpabilizar o povo alemão ? 
Assim como Eva foi totalmente subjugada pelo magnetismo de Hitler o mesmo não terá sucedido ao povo alemão ?
E ..........................................................
E pensamos. Eles sabiam. Sempre souberam. E aceitaram.
E .....................................
E a Alemanha já está de novo unificada, forte, poderosa, rica ....
Para onde caminha ?
Está à espera de alguém que volte a hipnotizá-la ?
......................................................
Para onde caminha a Europa ? 


Sem comentários: