quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

HOJE, NA AULA DE YOGA...." PRATICO O PERDÃO "

Hoje na aula de yoga, cada participante recebeu um presente simbólico. João,o nosso mestre, foi junto de cada um de nós e ofereceu-nos um pequeno retângulo de papel contendo uma máxima. Significado? Meditarmos  e tentar ser  mais compreensivos na nossa conduta, interpretar melhor o mundo.Teve graça , porque o meu foi :"Pratico o perdão " . " Uma voz "da reacção" a meu lado disse  :-" Vês? Acertou. Quem encaminhou essa mensagem para ti sabe que tu não sabes perdoar".
  ( Nesta cena diria:- Tás perdoado ".
................................................................................................................................................... 
Confesso.Tenho dificuldade em perdoar o que não percebo. Caso entenda o porquê, a razão do que causou a mágoa, tudo bem. Passa-se à frente, sem problema. O difícil é esquecer. Então o que interessa perdoar se não se esquece ?
Complicado, não é ?

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou triste perdi, a prenda que o João me deu. Recebi-a com tanto carinho, estou farta de dar voltas e não encontro. Era sobre o amor, é a palavra que tenho sempre presente no meu coração. Há outra palavra que tenho por lema ´a palavra reconhecimento. Sobre o perdão, penso que já perdoei a quem não foi leal para comigo. Esta é outra palavra que eu valorizo, é lealdade. Mas quando me lembro, penso a seguir: já foi á tanto tempo e lá me vou esquecendo. Linda.

vanessa disse...

Diz quem sabe que "errar é humano, perdoar é divino". O que parece significar que perdoar é um acto de uma dignidade superior. Mas, quererá também dizer que nem sempre estará ao alcance dos homens: é coisa da natureza dos Deuses.
Perdoar é um acto de vontade, já esquecer tem a ver com os mecanismos da nossa cabeça, que não controlamos. Não esquecemos ou lembramos de algo, simplesmente porque queremos. Sim porque ficou gravado na nossa memória (ou não).
Por outro lado, perdoar, mas não esquecer deve ter a ver com instinto de sobrevivência. Perdoamos, mas fica lá um risquinho.