terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A RELAÇÃO ENTRE A AMÍGDALA E A SOCIABILIDADE

Acaba de ser descoberta uma forte relação entre a amígdala ( não se trata da amígdala que se encontra na garganta, mas sim dum pequeno órgão , com o mesmo nome que se encontra no cérebro ) e a sociabilidade . Pois é verdade : O poder de comunicação duma pessoa , depende, em grande parte ,dessa pequena estrutura em forma de amendoa - segundo o estudo realizado por pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts  e da Universidade de Northeastern, em Boston, e que acaba de ser publicado na revista científica de Nature Neuroscience.
" A associação entre o tamanho da amígdala  e a complexidade da rede social  foi observada tanto em indivíduos muito jovens -homens e mulheres- como em idosos.

" E esta associação é específica da amígdala, porque a sociabilidade não foi associada a outras estruturas do cérebro "
..............................................................
Fiquei deslumbrada com esta descoberta , pois na procura constante para a justificação científica dos comportamentos , sempre intui, que a exuberância, o extravasar dos sentimentos e  a facilidade de comunicação são inatos e não dependem da socialização. E agora fiquei a saber que na base dessa facilidade de contactos humanos está a tamanho da amígdala!
E, segundo percebi, esta inflência também é determinante no comportamento daqueles que não têm propensão para  essa exultação e até se afligem com ela.
A responsabilidade por muitas discussões , por vezes azedas e que chegam a levar a rupturas tempestuosas, reside pois no tamanho da amígdala...
Estamos sempre a aprender!
Gostei e já agora um conselho : antes de se unirem a alguém é bom verificar o tamanho das respectivas amígdalas....caso os tamanhos não coincidam a coexistência será difícil.
Acreditem.
  

2 comentários:

Anónimo disse...

Sabendo e aprendendo. Mas esta da amígdala, quando foi um espanto para a minha amiga, veja para mim? Pensando um pouco eu, nunca apreciei pessoas muito sisudas, poço apreciá las como boas pessoas, mas, o coração não escolheu. E estende-se na parte masculina, sempre pessoas simpáticas. Portanto devem de ter as amígdalas desenvolvidas. O conselho deve ser seguido, para que a harmonia seja maior. Linda

Anónimo disse...

Não consegui ver em que perte do cerebro é que a amígdala se encontra? É o que eu penso, tenho medo de um dia deixar de saber. Linda