segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O EMBAIXADOR SIMPÁTICO

O embaixador britânico em Lisboa, Alex Ellis antes de deixar o seu posto , enumera 10 aspectos que deseja que permaneçam sempre iguais no nosso país . A sua visão da nossa terra é simpática mas polémica. Vamos ver se estão de acordo  com ela .
1  -  Os portugueses respeitam a primeira e a terceira idade. O estatuto de avô é altissimo na sociedade portuguesa.
2  - O lugar da comida é fundamental. O almoço é comido à mesa e em companhia, reforçando a ligação com a família.
3     - A paisagem é muito variada . Do Douro, ao Alentejo ou Beira Interior há uma diversidade assombrosa e única.
4   -Os portugueses são extremamente tolerantes. Não existe outro país que receba tão bem os estrangeiros.
5   - O café constitui um traço de união, um prazer diário, especialmente quando acompanhado por um pastel de nata ainda quente. Tão bom !
6   -A inocência - sobretudo na província , numa festa popular ao ver os adolescentes bailar danças tradicionais .( nunca tinhamos visualizado essa situação mas ...é possível )...
7    - Um profundo sentido de independência. Em cada português há um espírito autónomo ( basta olhar para o mapa da Península Ibérica para se consciencializar esse facto ). Será assim no futuro próximo ...?  Será que esse espírito independente ainda existirá daqui a uma década ? perguntamos nós.
8   -As mulheres. São tão fantásticas em todos os aspectos que o embaixador casou com uma. ( e recomenda a opção ).
9   -A curiosidade sobre o conhecimento do mundo . Portugal é um país ligado ao lá fora. Segue ,gosta e imita.
10   - O dinheiro. As coisas boas não são caras. ( não há nada melhor do que sair da praia  ao fim da tarde e comer um peixe grelhado , acompanhado por um simples copo de vinho . Delicioso e barato !)
..................................................................................
Esta é a visão que Alex Ellis tem do nosso país.
Gostámos ! Gostámos muito! E retribuimos os seus votos de boas festas.
Ficámos a pensar : Um Portugal tão lindo e feliz,  só pode ser o que é visto e sentido por um homem apaixonado
VOLTE SEMPRE
SERÁ SEMPRE BEMVINDO.,



2 comentários:

Moi-même disse...

Comparativamente com outros países dou-lhe absoluta razão!Podemos falhar noutras coisas muito importantes, mas ao nível dos afectos, da exteriorização de sentimentos, de apreciar as coisas simples da vida...acho quen sim!

Anónimo disse...

É simpático o que o Embaixador diz e até é verdadeiro. Como portuguesa não sinto que os outros povos são melhores que o meu povo. Temos doces qualidades e uma é a partilha de ser gentil. Mas somos pacíficos demais para meu gosto. Quanto á nossa independência, seremos fortes e sempre independentes. Felizes, não será assim tanto, mas vamos lutar por atingir essa felicidade também, pois que a mareemos.Mas para tal, é preciso não dar lugar aos medíocres. Linda