sábado, 4 de dezembro de 2010

SÃO JOÃO DA MADEIRA

São João da Madeira.
Olhem bem. Está no mapa e acaba de ser considerado o melhor município para  se viver em Portugal.
QUAL A RAZÃO ?
Há 10 parâmetros a cumprir , para ser possível obter esta classificação.
Ei-los :
-Economia e emprego
-acessibilidade a transportes
-urbanismo e habitação
-diversidade e tolerância
-identidade, cultura e lazer
-ensino e formação
-turismo
-ambiente
-saúde
-felicidade

Inquéritos feitos à população permitem determinar o seu grau de satisfação em relação à qualidade de vida de cada município. O parâmetro da felicidade é o único que é avaliado apenas com base em informações conseguidas junto dos habitantes .
Segundo o estudo do Intec os são-joanenses são os mais satisfeitos com
 a vida em geral e é em São João da Madeira que existe a melhor taxa bruta de escolarização no ensino secundário. O município está ainda em primeiro lugar em termos de acessibilidade e transportes e conta com os melhores espaços verdes e a maior limpeza de ruas.
Maravilhoso, não é ?
Estes resultados devem-se sem dúvida á forma excelente como o munícipio é gerido.
Não sei a que partido pertence o autarca que tão excelentes resultados alcançou. Mas que é competente temos a prova. Seja qual for a sua cor política , consideramos que isso é secundário. Queremos é ver a dimensão do seu interesse  e o empenho dedicado à sua tarefa.
O autarca é Manuel Castro Almeida e diz-nos :
-" A qualidade é um estado de espírito" , " pode fazer-se as normas de qualidade que se quiserem , mas se a ideia não estiver interiorizadano espírito, não adianta nada ."E para que a qualidade exista não é necessário sobreendividamento : "Na minha Câmara , supostamente tenho qualidade  e não tenho dívidas. Não estamos cheios de dinheiro, estou teso, mas só gasto aquilo que tenho ".
Castro Almeida referiu ainda que"o desafio permanente das câmaras é o de serem agentes de desenvolvimento económico e social ".
Antes de receber o troféu de Melhor Município para Viver , Castro Almeida salientou :
" Quando o prémio for entregue a Lisboa ou ao Porto, alguma coisa vai mal porque qualidade de vida há mesmo é nas cidades médias ".
SERÁ ?
SERÁ QUE O ILUSTRE AUTARCA TEM RAZÃO?
Mas, por favor, Dr. António Costa, mande limpar Lisboa.
Anda tão sujinha que até faz pena.
TAMBÈM TEMOS DIREITO A QUALIDADE DE VIDA. NÃO TEMOS?
E SOMOS A CAPITAL!


1 comentário:

Anónimo disse...

Estive a falar com uma amiga que chegou ontem do Porto, e ficou horrorizada com os prédios em reinas que por lá há. E alguns para alugar naquelas condições. Diz que na baixa do Porto que não vivia, nem de graça. Por Lisboa é o que nós vemos. Lisboa a cair também, ruas cheias de lixo, porque as mesmas não são varridas, jardins abandonados, calçada portuguesa esburacada, etc. Eu reclamo, eu escrevo, eu telefono. Mas, para quê e quem? Ninguém ouve, e, falo em alhos e respondem-me bugalhos.....E não pense que a resposta vem de um qualquer funcionário, não. Vem de um chefe que não responde ao que eu lhe apresento. Mas por o cansaço não me vencem, um dia destes lá vai mais uma cartinha. Ora os senhores presidentes ponham os olhos na Câmara de S.J.da Madeira e melhorem as condições das principais cidades do país, porque são estas que estão mais mal tratadas. Linda