segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

" A NOVA ALEMANHA QUE ESTÁ A NASCER "

Afinal o que é que eles querem ?
Nasci em 1933. Apanhei os documentários da Segunda Guerra Mundial , ouvi os relatos das atrocidades dos nazis, vi os sobreviventes dos campos de concentração, li , durante a juventude, os grandes autores que nos descreveram até onde pode chegar a crueldade dum povo e interiorizei uma desconfiança que ainda cá está , em relação aos alemães.
Tentei compreender , não julgar , não ser xenófoba. Juro que tentei. Ângela Merkel ( pode ver-se nos posts que durante um ano escrevi) - como tentei encontrar justificação para a sua política controversa. Contude, a pouco e pouco,  as peças do puzzle foram-se juntando e hoje deparei com um artigo de opinião no Público que me levou a concluir Há uma nova Alemanha a nascer. Ou antes A renascer.
Merkel apoia-se em Sarkozi. E ele ? Também quer ser o dono da Europa  ou tenta desesperadamente agarrar-se ao poder com a duvidosa ajuda do mais forte? E a História ? A História, Monsieur Sarkosy? Não a conhece?
..................................................
"A Alemanha está a mudar e essa mudança pode tornar-se o principal acontecimento da história europeia das últimas décadas ".
Assim termina o artigo " A nova Alemanha que está a nascer ".
Não será antes A RENASCER ? 

1 comentário:

Anónimo disse...

A Alemanha está a nascer ou a renascer, mas à custa de quem? Dos mais fracos, e quem os enfraqueceu? A quem se compra os artigos de necessidade? Quem nos destruiu a economia? Quem deixou e não velou pelos interesses do nosso país? Quem ficou com o dinheiro que veio da Europa? Quem não fiscalizou esse dinheiro? Os anos passaram, mas, eu não me esqueci do que não foi feito. E agora a cantiga do Abrunhosa:vamos fazer o que ainda não foi feito...Linda