domingo, 26 de dezembro de 2010

O dia a seguir ao Natal

Hoje, domingo foi o dia a seguir ao Natal.
Ruas vazias, silenciosas, aparentando um ar de fim de festa.
Acabou-se.
Os presentes foram dados / recebidos.
Os que vivem sós, voltaram à sua solidão.
As crianças deslumbradas brincam com os novos brinquedos. Insconscientes e felizes vivem o presente
Nós pensamos : Mais um Natal , nas nossas vidas (quantos , ainda , teremos ? )
Os jornais falam da solidão.... Do Natal dos que não tiveram companhia . Referem  palavras amargas :"A solidão é a mais horrível das doenças. Olho em volta e digo:-Para que serve isto tudo se estou sózinha ?Não entendo a minha família...Nem querem saber se estou viva ou morta ..."
E , só  em Lisboa há 230.000 idosos ! Grande parte deles vivendo no limiar da pobreza e sofrendo da tal doença que dá pelo nome de solidão.
Os bombeiros relatam : - " Por mês temos uma média de 100 aberturas de porta. Ou porque os idosos não aparecem e os vizinhos estranham, ou porque não respondem à chamada de familiares ou porque sofreram quedas e conseguem ligar a pedir ajuda ".
Solidão   - estado do que está só ; isolamento.!
Hoje senti o dia como se estivesse de ressaca. Aparentemente tudo está bem. Mas há uma sensação de fim que angústia...26 de Dezembro ! Que nos trará o novo ano que se aproxima ? 
(Ressaca  -movimento das ondas que se quebram contra um obstáculo; mal estar provocado por demasiada ingestão de álcool ) - A ressaca é triste. É o que vem depois . Incomoda. O movimento das ondas "quebrando contra um obstáculo" também é uma imagem que acentua  a solidão.
26 de Dezembro ! O que virá depois da alegria da festa ? Depois deste Natal em que tantas , tantas injustiças se fazeram sentir ?

2 comentários:

Anónimo disse...

A solidão é a que vou sentir, quando se apagarem as luzes e eu arrumar todas as minhas fantasias de Natal. Essa é a minha ressaca, e fico triste. Hoje não saí e foi bom ficar aqui, no meu cantinho e quentinho. O novo ano por mais que queiramos, vai ser de mais solidão, porque o desespero a isso leva os portugueses com maiores dificuldades. E nós sofremos por ter que assistir a este problema, sentindo impotência, para o tamanho do desespero. Linda

vanessa disse...

Chegamos ao Natal como a subir uma montanha, a correr, ou o mais rápido que pudemos, desejosos de chegar à noite de 24, como ao cume da montanha, ansiosos de ver o que de lá se avista.
E no dia 25 descemos a montanha, de escorrega!
Não sei escrever sobre a solidão, porque não há palavras para a explicar. Somos individualistas, escolhemos muito, esquecemos o afecto, somos orgulhosos? Sei que nestes dias se sente mais a falta dos que partiram: uma amiga que é viúva disse-me, na semana antes do Natal "queria tomar um comprimido agora e só acordar no ano novo".
Os seres humanos não foram feitos para viver sozinhos. Dia nenhum do ano.