domingo, 12 de dezembro de 2010

Felicidade ?

Aqui há tempo, dizia -me um amigo no Holmes Place. FELICIDADE? Não existe .É apenas um estado de espírito. O que há são momentos felizes. Não há felicidade. Ela não existe.
 Não haverá? Será que ela não é intrínseca ao nosso ser?
Ele sabe o que diz, não só pela sua experiência de vida, como pela sua cultura e até pela profissão ( é sociólogo ) . Tenho pensado muito nas   palavras do Henrique e ontem , dia em que me senti especialmente feliz, recordei-as mais uma vez. Foi a Gigi ( outra amiga do H.P.) que despoletou o raciocínio com uma frase .- Desejo que vá continuando sempre com a sua boa disposição: Pensei: -boa disposição / felicidade ?
Boa disposição é o resultado dum estar feliz. Dum ser feliz ?
Ser=estar ?
Estou sempre bem disposta.
Estou feliz.
Sou feliz.
...................................
Porquê?
A resposta mais imediata é que nasci propensa a SER feliz e as condições para o ser encontraram um nicho propício para se fixarem.
Depois com o decorrer dos anos veio "a sabedoria "
Foi um processo demorado.
Lento
Uma aprendizagem difícil.
Um segredo.
Ei-lo :
Aprendi a relativizar os acontecimentos. A não lhes dar mais valor do que aquele que eles realmente têm.
(A balança deve , sempre que possível , estar equilibrada. Emoções a mais, desequilibram os seus braços e com esse desequilíbrio vem a angústia , a anarquia dos sentimentos , a infelicidade que nós repudiamos ) .
Assim pode-se dizer:
-Somos nós ,a maior partedas vezes ,que construimos ou destruimos a felicidade. Ela é , o resultado da nossa sábia aprendizagem da vida.
Algumas regras fundamentais a cumprir:
-evitar discussões inúteis.
-estabelecer limites intransponíveis da nossa independência a todos os níveis.
- dar e receber amor.
- respeitar e exigir respeito.
A FELICIDADE É UMA CONQUISTA

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que dou razão ao seu amigo. Felicidade serão momentos que numas pessoas são de mais longa duração e noutras, de curta duração. Ser bem disposta será felicidade? Hoje, não é o meu dia de falar de felicidade. Mas uma coisa eu desejava, todos fossem felizes. Linda