quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A CRISE PODE TER UMA FUNÇÃO PEDAGÓGICA ?

-Pode a grave "Crise " que estamos a atravessar ter uma função pedagógica? -Pode, e tem obrigação de nos ensinar a extrair sabedoria dela.
Fala-se a toda a hora da Crise, do aumento galopante da dívida pública, do agravamento dos impostos, do desemprego, da fome.
Ouve-se referir o êxito que foi o fim de semana do Banco Alimentar. A Igreja, felizmente está a revelar uma atitude activa e colaborante. O Voluntariado aumenta  a cada dia que passa. Inconscientemente vamo-nos tornando críticos em relação ao consumismo, à ganância , à obtenção de lucros exagerados...
à indiferença.
Estamos a aprender a fazer contas, a controlar os nossos gastos, a chamar a atenção das nossas crianças para a necessidade de ajudar os outros.
SERÁ QUE SE PODE DIZER QUE COM A CRISE NOS ESTAMOS A TORNAR MAIS SOLIDÁRIOS?
(Ser solidário- é compreeder o sofrimento ou as dificuldades dos outros; é empenhar-se activamente para prestar auxílio ou assistência a quem necessita).
A Crise pode ter uma função pedagógica, sem dúvida.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pode ser solidário mas, da parte dos mais sensíveis e não daqueles que mais podiam ajudar. Por exemplo bancos. Ainda hoje no noticiário uma vitima do do furacão que houve, foi pedir dinheiro ao banco para o arranjo da sua habitação, e os juros eram segundo ele de 12%.. No entanto numa conta poupança, a CGD paga ao cliente ,50 por 6 meses. Quando dou alguma quantia a uma instituição, dou mais que isto. Governam-se à custa dos pequenos forradores. Com estas regres, quem fica a ganhar são eles, os banqueiros. Linda