sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ESTE É O SENHOR GIUSEPPE BORSALINO

Este é o Sr. Giuseppe Borsalino
Alguém que se tornou famoso no mundo dos chapéus e ainda hoje o é. Acabo de falar com uma amiga"
, a Ana Luísa, que me disse :" -Não há dia em que não espreite o seu blog e até já comprei um chapéu"....
Que bom! Como fiquei contente ! E como a Ana deve ficar bonita com o seu Borsalino! Uma jovem amiga disse-me: - Essa de se chamar Borsalino ao chapéu deve ter uma explicação...Coisa antiga..muito antiga..Não é?
- É , na verdade, muito antiga. Imagine, vem do século XIX! Vou tentar explicar  :
Giuseppe Borsalino, nasceu em 1834, em Alexandria. Em 1850 foi para Fraça, centro da moda, e especializou-se nesta indústria. Regressou à sua terra e começou a trabalhar. A sua primeira produção  em 1861 atingiu 120 chapéus por dia. Em 1900 a produção total era de 750.000, ampliada para 2.000.000 em 1913. Sempre sem parar. Com a segunda Guerra e o bombardeamento da sua fábrica  sofreu um duro golpe. Mas depressa recuperou.
Usar um Borsalino era sinal de status.
E passou ao cinema.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu ontem fui para comprar um chapéu, apesar de ser carote, não havia o que eu queria. Estou haver que tenho de ir há´loja do costume. Vou vendo com calma. Linda