sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

TED WILLIAMS / O MENDIGO COM VOZ DE OURO

Nos últimos dias temos falado muito de marginais e do que os pode ter empurrado para uma existência tão amargurada. Ainda ontem, ao entrar no Holmes Place, deparei com um mendigo adormecido, completamente embrulhado em mantas imundas, mesmo na porta ao lado do nosso ginásio. Não olhe. É preferível não olhar. Disseram perante o meu ar angustiado.
Mas como ficar indiferente perante uma realidade tão brutal ?
Ontem falámos no assunto e procurámos explicações. O tema é de difícil abordagem pois transcende o político / social / económico e atinge os parâmetros da saúde mental. Além dos factores económicos e sociais temos de introduzir nesta análise variáveis culturais . Porquê? O porquê destes comportamentos. A causa destas condutas, é na maior parte das vezes desconhecida pelos próprios protagonistas. Acreditem que eles apenas se limitam a sobreviver.
Ora , a história que vou contar é linda.
Passou-se já em 2011.
Eis como os sonhos se tornaram realidade para
Ted Williams

1 comentário:

Anónimo disse...

O não olhar, não quer dizer não sentir, e não deixar de ter a revolta pelo que se está
a passar em redor de nós. Mas, é que não se cria defesas, e depois nem para ajudar no que podemos estamos aptos. Foi esta semana, que ao entrar no Pingo Doce, uma senhora um pouco mais nova que eu, pedia porque tinha fome, se eu a podia ajudar nem que fosse em géneros. Eu comprei e distribui e senti vergonha por viver no século XXI e na Europa e o meu país estar desta maneira. Ás vezes compreendo porque há extremistas. Eu pude ajudar e ajudei, se eu pudesse dar a esse ser que dormia, teria feito o mesmo. É esse o motivo que ás vezes, prefiro não ver, porque nesse momento, por este ou aquele motivo eu não posso fazer nada pela pessoa. Para mim a miséria é principalmente motivada por opções políticas. São opções de sociedade que não concordo com elas. Só uma percentagem mínima, muito mínima, é que será de opção de vida.O social e económico, é a politica que o faz. Tem que haver outro modo de viver, com dignidade. Mas isso vai mexer em muita coisa, e não interessa a uma minoria, mas, essa minoria é que governa e nós é que os elegemos. Mas para terminar, digo: tem que haver uma nova sociedade, qual será e como será, não sei; sei que se tem de mudar urgentemente. Chega de torturar,uns, porque sentem na pele, os outros porque observam a vergonha desta sociedade,e sofrem como nós sofremos por ver esta vergonha. Linda