terça-feira, 25 de janeiro de 2011

INCESTO

Na Suiça está em debate um tema sensível. Tão sensível que se torna difícil a sua abordagem : o incesto. É verdade. O incesto está a ser debatido na civilizada Suiça.
Políticos tencionam  legalizá-lo. A câmara superior do parlamento suiço concluiu uma lei que visa descriminar o acto sexual consentido entre membros da mesma família. Essa lei vai agora ser avaliada pelo Governo. Daniel Vischer, um membro de relevo do partido " Os Verdes "afirma que não vê nada de mal no acto sexual consentido entre adultos - mesmo que eles sejam da mesma família.
Pretende-se assim:
"Descriminalizar o acto sexual consentido entre membros (adultos ) da mesma família.
Suiça
França
Alemanha
Holanda
...........
............
...........
Em breve teremos a nossa velha Europa agitada com um problema que durante séculos inspirou poetas e romancistas , destruiu vidas e espalhou vendavais de paixões. "Eu sou a irmã dum só irmão....E não serei irmã de ninguém mais "...
Como esquecer Florbela Espanca ?
Como não relembrar "Os Maias" ?
.....................................
Temas fracturantes. Temas actuais.
Eternos.
Que nos obrigam a pensar.
A tentar compreender.
A ler. A estudar. A reflectir.
Século XXI. Que nos trará ao nível dos costumes, das tradições, da cultura?
Vamos esperar grandes mudanças que elas já estão a caminho.
Desta vez partem da Suiça.
Depois se verá...

2 comentários:

Anónimo disse...

Para mim é um pouco do estranho, não aceito a ideia muito bem. Depois os filhos dessas uniões, não vão trazer problemas de saúde por sanguinidade? Eu tenho na família um problema de saúde grave para os netos e está aprovado que é por serem primos directos. Isto é a informação que se tem cientifica até hoje. Os animais irracionais procuram outros grupos assim como os povos do mundo não civilizado (assim são como os tratam)Em que é que ficamos? Preciso de mais informação para me convencer ou não. Linda

vanessa disse...

O que os suiços se foram lembrar de discutir.
Santo Deus! Não lembra ao D...bo!
Para mim incesto é mesmo entre parentes directos: Pais/filhos (Edipo) ou Irmãos (Carlos e Maria Eduarda). Diga-se em defesa de Florbela - que tanto admiro - o irmão era só meio irmão e era, a meu ver, uma coisa ambiguia, platónica.

É verdade que a consanguinidade apura os "defeitos" genéticos, mas o casamento entre primos, mais ou menos próximos, sempre aconteceu. Especialmente em meios pequenos (ie, com poucos habitantes) onde as opções não eram muitas, e ainda se juntavam terras por via do casamento. Não vejo essas relações como incesto.
Fora isto (como diz a canção)devemos ser "todos primos e primas", senão vejamos os apelidos portugueses. São quase sempre os mesmos. A titulo de exemplo, eu sou Ferreira, da parte da mãe e Ferreira, da parte do pai.
Entre as respectivas famílias não descobri mais que o apelido em comum. Uma família era da Madeira, outra de Viseu. No entanto, ambos Ferreira, deve ter um antepassado comum. Não sei.