segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

AINDA E SEMPRE MARILYN MONROE

" Só!
Estou sozinha - estou
sempre
sozinha,

seja como for "
    Marilyn Monroy
Acaba de sair um Livro " FRAGMENTOS", onde se pode constatar que a mulher mais bela do mundo , também não conseguia fugir à solidão e ao apelo da morte:
"Ah, maldita seja, gostaria de estar morta
absolutamente não existente
ausente daqui
de todo o lado, mas como o faria
-Há sempre pontes - a ponte de Brooklyn
Mas adoro essa ponte ( lá de cima tudo é lindo e o ar é tão limpo)
ao caminhar parece
tranquila, apesar de tantos carros que correm como loucos na parte inferior
Assim terá que ser outra ponte
feia e sem vistas
embora goste especialmente de todas as pontes
-têm sempre alguma coisa e, além disso, nunca vi uma ponte feia.
.................................................
Não foi uma ponte ....
Foram comprimidos - um frasco inteiro de Nembutal- que o seu médico lhe receitara nesse mesmo dia para reduzir as suas noites sem descanso.
Estes textos inéditos de Marilyn revelam uma personalidade " intelectual e artística" de que nem os biógrafos podiam suspeitar.
"Não são só os poemas mas também as notas breves e as páginas dos seus diários incluídos neste livro  ( sempre numa prosa marcadamente elíptica, muito expressiva e, por isso mesmo, na fronteira da linguagem hermética própria da poesia  ) constituem , de uma maneira flagrante , uma demanda.
A procura racional  de uma intelectual que tenta compreender a realidade...."
Pobre e maravilhosa Marilyn!
Talvez , sem o saber, nós vislumbrávamos a tua angústia existencial  para lá da tua espantosa beleza!
Por isso te amávamos.
Quem não te amou?
..............................Quem não amou a menina que a vida tão mal tratou ?
                              Pobre menina que achava que não havia pontes feias...

2 comentários:

Anónimo disse...

Que maneira linda, como fala de Marilyn. Quando ela acabou com a vida, foi o soco no estômago, que nós recebemos e perguntamos porquê? Mas nós muitas vezes enganamo-nos, e pensamos que há pessoas que são felizes e no fim, não é verdade. Mas, penso que só se é feliz, quando se anda cá nesta terra, sem interrogações, quando se interroga a própria vida e o mundo, a felicidade se vai. Até aos 16 anos, perguntamos porquê? Após este idade questionamos Deus! E depois ainda ficamos mais sós porque até dessa figura maternal nos afastamos. Depois começamos a envelhecer, enfraquecemos, e temos que estar atentos senão caímos na solidão, e temos que ter a inteligência de João Barois. Defender nem que seja um ideal político e ir para a luta por esse ideal. Eu sempre tive ideais,então não estou assim tão só. Linda

Anónimo disse...

Lá vou eu para a minha luta. Vou sair de casa ás 17,30 e devo voltar bem mais tarde. Em quanto puder contestar, em casa é que eu não fico.... Por mim, a sociedade era bem diferente, para ser melhor não é preciso muito. Estarei com a razão e no sitio certo? Quem tem certezas? Há uma pessoa que diz ou disse: Tinha sempre razão e raramente me engano (é o máximo do auto elogio). Linda