quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A mulher sem medo !

A mulher sem medo!
É verdade . Existe uma mulher que nunca tem medo de nada, absolutamente de nada.
Para os cientistas ela é um curioso objecto de estudo. Conhecida apenas por S.M. ( para preservar a sua identidade ), esta mulher de 44 anos e mãe de três filhos foi  notícia por não sentir a faculdade de medo em qualquer situação.
A revista Current  Biology , publicou este caso que há vários anos é estudado por uma equipa da Universidade  de Iowa (EUA ). A mulher vive num bairro problemático, já foi ameaçada de morte em assaltos, sobreviveu por pouco a um episódio de violência doméstica, e em laboratório ,em experiências criadas pelos investigadores, que seriam consideradas de crueldade extrema, mantem-se sempre impávida e serena.
Trata-se duma doença rara .
Extremamente rara . Chama-se doença de Urbach-Wiethe, e trata-se duma espécie de calcificação da região do cérebro responsável pelo medo - a amígdala. ( Cá temos nós, mais uma vez ,a amígdala que não é a da garganta , mas a que se situa no cérebro )..
Perante o perigo ela tem apenas uma resposta racional e não uma resposta fisiológica. Tão estranho, não é ?
S.M. foi exposta a cobras, tarântulas - às quais chegou a tentar fazer festas- a filmes de terror... Qual o resultado ? Zero !
Conclusão dos cientistas :
"Este caso dá-nos provas empíricas sólidas de que a amígdala é fundamental para a indução e a experiência do medo quando desencadeado por estímulos visuais e auditivos ".
Que descoberta fantástica ! Apaixonante!
Ponto de partida para estudos relevantes em relação ao medo.
Medo!
Medo!

Sem comentários: