sábado, 21 de março de 2020

UMA PRECIOSA HERANÇA !

Como vos disse a mãe do meu pai , morreu em 1918 com a célebre gripe espanhola .
Tal acontecimento nefasto fez colapsar a família tendo  o meu pai ficado   terrivelmente marcado por essa tragédia.

(Por isso , eu - a sua única filha - não se chamou Constança , como vos contei )

Acontece que as semelhanças entre ambas sempre foram  impressionantes .
Sobretudo no cabelo .

Ouvi desde criança : 

" É exatamente a avó 
Tal e qual !
O mesmo " cabelo  "

Recordo que toda a minha infância e adolescência  foram  dominadas pelos constantes cuidados com o cabelo .
Nessa altura detestava 
Agora
Agradeço .

" Cuida bem dessa  herança preciosa que a tua avó te deixou:
O seu cabelo !"

Recordo que nos verões escaldantes do Algarve , regressávamos á uma hora da praia e NUNCA  a minha mãe permitiu que eu me sentasse á mesa sem lavar o cabelo .( a água do mar /o salitre eram  inimigos  )
( Esfomeada ...detestava )
Porém os resultados foram incríveis .

O meu cabelo está sempre bem . É  suficiente escová-lo e, desde que tenha um bom corte e uma boa mise , fica impecável  durante semanas consecutivas.

Quando casei , na lua de mel ,o meu marido dizia :

- " Nunca vi nada assim ...
      Como podes levantar-te com o cabelo impecável ...? 
     Parece que vens do cabeleireiro ...
     Estou habituado a ver a minha mãe e irmãs de manhã ....e ao olhar para ti ....nem acredito ....

HERANÇA DA AVÓ CONSTANÇA 

Recordo que , na juventude , frequentava  os melhores cabeleireiros de Lisboa  e era usual ouvir :
" Nunca vi um cabelo assim . A menina não gostaria de servir de modelo para  exame  ? "
Ainda mais :
Esmeravam-se tanto com os meus cortes de cabelo que na rua era frequente a pergunta:

"Importa-se de dizer quem é o seu cabeleireiro ...?"

Aos 15 anos houve um célebre corte denominado Panache  . O cabelo ficava curto como o dos rapazes .
Lembro-me que o cabeleireiro que o deixou com 4cm ( o Alfred ) só dizia :
"- A menina nem imagina a categoria do seu cabelo "

Tenho historias incríveis a este respeito e algumas bem divertidas.

Nestes dias penosos que estamos a viver

O CABELO DA AVÒ CONSTANÇA

Permanece como estão a ver 
( creio que há três semanas que fiz mise ..,
( excepcional.... pela minha querida NETA
 E uma aparedela pelo meu grande amigo Sr Madeira .)
AGRADEÇO À AVÓ CONSTANÇA  PELA MARAVILHOSA HERANÇA 
MAS
DESEJO ARDENTEMENTE QUE AS SEMELHANÇAS  SEJAM SÓ ESTAS 

NÃO NO DESTINO!

Sem comentários: