quinta-feira, 19 de março de 2020

UM MILAGRE ?


Um dia , nos primeiros dias de Dezembro de 1999 o meu filho Diogo disse-me :

- Mãe , é melhor esqueceres a Av . Guerra Junqueiro ... Aqui não há andares e eu creio que hoje vi o que tu queres .
No centro da cidade .
Perto do Metro e do Holmes Place .
Antigo mas em bom estado .Nem precisa de muitas obras ....Pertence a uma família muito conhecida . Está aqui o telefone do filho .
Ele é que está a tratar  da venda .

Telefonei
No outro dia fui ver o andar .
No mesmo momento o " apalavrei ".
Amor á primeira vista !

(FOI NELE QUE COMECEI O NOVO ANO 2000.
Há portanto 20 anos !)

Onde está o milagre , se é que eles existem e não apenas uma série de circunstâncias favoráveis ao meu gosto e personalidade ....?

Um corredor comprido e portas dos lados
( o casarão onde nasci e vivi até aos 5 anos )



Tetos trabalhados




Cozinha antiga com louceiros da época
Chaminé igualmente antiga


Banheira com pezinhos
Montes de arrumação
Sol todo o dia !

A CASA IDEAL !
ONDE ESTÀ  O TAL MILAGRE ?

O meu marido deu o seu Ok embora não tão entusiasmado como eu ....( mas era assim ...A exagerada sempre fui eu )..

Então aconteceu :
As obras começaram sob a orientação fantástica do Diogo que conservou totalmente o espírito da casa

Numa manhã no dia 10 de Dezembro fui ao Clube dos Empresários pois no dia seguinte seria lá o jantar do meu aniversário -65anos  -  aproveitei e passei pelo meu novo andar .

Só nessa altura consciencializei que a Biblioteca do Palácio Galveias era mesmo ao lado ..

Eu
Cujo lugar preferido para passar o meu tempo sempre foi bibliotecas ( que aos 15 anos nas férias passava o dia na Biblioteca Americana ) vir habitar pertissimo da Biblioteca Municipal ?

ACASO ?
Estranho acaso !

Entrei no meu novo andar .
Corredor fora entrei na cozinha .
Depois na marquise ...

Foi então que a vi 

Uma arca linda sorria para mim !

Como ?
Que arca é esta ?

"O sr engenheiro disse que não a  queria . ....."

" Façam o que quiserem ..,,Podem dispor dela ."

"É minha !
Adoro-a !"

A pintora que restaurou os tetos restaurou-a também .
Ficou ( já era ) maravilhosa .

No final disse-me :

- Da arca não levo nada .
  Tenho muito gosto em vê-la tão feliz .
   Realmente a arca é amorosa .

Como é possível ?
Com tantos objectos que há no mundo.... no meu novo  andar estar uma arca á minha espera ?

AINDA HOJE ME INTERROGO....

O que aconteceu á arca ?

Com tantos móveis que tinham que ter lugar ..... Com a dificuldade impressionante que tivemos em arranjar espaço para tudo o que tínhamos 

A minha linda arca tem estado escondida .
Guardada no armário da marquise .

Fui vê-la !
Acabou o seu tempo de clausura .

Continua serenamente á minha espera .
....
Amanhã vou tirá-la . 
Percorrer toda a casa pois tem que haver forçosamente um lugar para ela .

Depois mostrá-la -ei .

SINTO -ME ENVERGONHADA ....
ACHO QUE PROCEDI MAL  NÃO VALORIZANDO DEVIDAMENTE UMA CIRCUNSTÂNCIA DEMASIADO ESTRANHA PARA SER NATURAL ........

Sem comentários: