terça-feira, 17 de março de 2020

A PNEUMÒNICA !






PORTUGAL SERIAMENTE ATINGIDO 
DEZENAS DE MILHARES DE MORTES .

Nenhuma classe social escapou ao flagelo que atingiu sobretudo os mais idosos ( como actualmente se está  a verificar ).
De sul a norte do país a pandemia ninguém poupava .

Aqui começa a minha história .
Que teve início com esta terrível mortandade que  , talvez  devido á sua implacável abrangência ,levou uma vida que irá fazer integralmente parte da minha .
A pessoa que hoje sou é ( em grande parte ) herdeira desse funesto acontecimento .

EU E A PNEUMÓNICA !

Certo !
Fez  sempre parte de mim .
Da minha identidade .
Maneira de ser 
Personalidade 
Medos
Superstições 
Angústias .

SEMPRE A PNEUMÓNICA ESTAVA PRESENTE .

A minha avó materna , Constança , tinha acabado de ter um filho - o meu pai( - Domingos -) e encontrava-se fisicamente em recuperação .
Psicologicamente estava deprimida . Triste . Desiludida porque tivera conhecimento dum sério affaire  do seu marido o que a deixara inconsolável .
A sua união era considerada PERFEITA  por ambas as famílias . Não havia dúvidas acerca do amor que os unia e com o nascimento da criança a felicidade parecia completa .
A descoberta  do adultério foi de tal modo cruel que Constança adoeceu . A Pneumónica chegou . Atingiu-a . Sem resistências ela morreu .

Então 

INSTALOU-SE O DRAMA 
Ele foi considerado  o responsável .

Leviano 
adúltero 
Irresponsável ....
Foi o desgosto que a matou ! 
( Afiançavam )

O escândalo estalou com tal intensidade que o colapso aconteceu .
OS CASAIS ( propriedade da família ) em Monchique foram vendidos ( o que á partida era algo inconcebível ...).
O bébé e a sua ama foram para Lagos e o  meu avô , simplesmente desapareceu .
Para onde ?
Nunca se soube ....

Vinte anos mais tarde é que comunicou com o filho de Vila Real de Santo António onde então residia .

Domingos ?

Como foi a sua vida ?

Num casarão enorme .

Com uma ama que o amava 
E
Uma avó que o idolatrava ?

Mimado !
Boémio !
( Mulheres / cavalos / touros / Lisboa /Sevilha ........
100% play boy 

Onde entro eu na história ?

Herdei , segundo opinião geral , os traços fisionómicos da minha avó .
Uma semelhança incrível !
Quando casei e o meu avô , (finalmente me conheceu ....) a comoção foi tanta que nem conseguia falar .
Chorou !
Porque , afinal apesar da  traição ele amava-a ...

- Constança ?
- Não sou Constança porque o pai não quis devido á avó ter morrido tão nova ....

- És igual .
  Totalmente igual !

A família e ,mais tarde o meu marido impressionavam-se com a semelhança ,de tal modo que  ele  escondeu as fotografias porque( e essa é a verdade ), temiam que a minha vida fosse rápida como a dela
Tanta parecença só podia dar destinos iguais .

SUPERSTIÇÃO ?.

O medo das doenças ?
Chegou  ao exagero do meu pai proibir que alguém me beijasse ....~

Mandou fazer no ourives em Portimão ( Catarino ) uma placa de prata com a inscrição :

NÃO BEIJAR 
 que eu era obrigada a ter sempre á vista .

 No carrinho 
Sorridente para todos .
Quando me queriam beijar 
A placa ostensivamente proibia-o .

Vinha a pergunta :

- Não se pode beijar a menina ?

Resposta timida da minha mãe .

- O meu marido perdeu a mãe na pneumónica e tem medo de tudo .
  Beijos ?
Nem pensar ...

CHEGAMOS À ACTUALIDADE .
Beijos agora ?
Nem pensar ?
Estamos a viver , no século XXI , exactamente a mesma situação que foi vivida em Portugal e em muitos outros países em 1918 ....




-Houve algo mais legado pela pneumónica que eu enfrente ainda ?
- SE HÁ !
................

Sem comentários: