domingo, 6 de janeiro de 2013

VITOR DE SOUSA

Vítor de Sousa .
Outra entrevista que nos impressionou pela autenticidade e coragem .Iremos transcrever algumas das suas afirmações que nos levam a encarar este nosso velho amigo dum modo diferente :Gosto muito de poesia, gosto dos poetas que conheci pessoalmente e dos que não conheci pessoalmente . É muito bom estar no meu mundo , na minha casa........
........
- Cresceu com essa  diferença ? Ou não sente que seja diferença ?
- Não , não acho que seja uma diferença . Há um poema que diz : "Pode ser uma mulher / Uma pedra . uma flor / Uma coisa qualquer / Seja lá o que for "Tem que ser belo . E aconteceu-me . Eu fui muito feliz  Nunca me senti feminino . Nunca precisei de exteriorizar Foi uma opção.
- É disso que se trata , de uma opção ?
  Que nasce com a pessoa ?
- Isso não sei. 
 Não consigo perceber a homofobia . Agora já se aceita a homossexualidade.
- O que o seduz num homem ?
-A beleza Não tem a ver com mais nada. Olhe. O James Dean ou o Marlon Brando antes de engordar. Não eram lindos ?

- O que é que tinha o homem da sua vida ?
-Não existiu um homem da minha vida . Foram importantes enquanto duraram . Sabe, eu dou mais importância á amizade que ao amor. A minha mãe foi realmente o amor da minha vida . Os outros amores são os meus amigos .

Agora estou tranquilamente apaixonado .....Há coisas que se dizem e que se assumem , mas que no fundo , também a nós próprios nos doem . Agora estou em parte liberto....do facto de, a minha mãe , lamentavelmente não as poder reler , mas também se ela fosse viva , logicamente que eu não estaria aqui a conversar sobre o assunto .

- O QUE DIZEM OS SEUS OLHOS ?
- Olhe, neste momento ....dizem-me que foi bom olhar para os seus . Foi bom porque me obrigou a abrir -me ainda mais num tema sensível , todos já sabemos que é . 
Os meus olhos podem agradecer ás pessoas que me têm falado , mesmo que não me conheçam a dizerem-me coisas extraordinárias  tais como " És um homem , com H grande . Tenho orgulho em te conhecer . Tenho vaidade em ser tua amiga ou teu amigo" sabe sempre muito bem ouvir. 
 
Já há nova edição de Alta Definição com novos entrevistados e há referência a entrevistas de grande interesse com a do actor Rui Mendes.
Entretanto , tivemos conhecimento que Vítor de Sousa está a atravessar um período difícil na sua vida.
Que os seus olhos não percam a esperança , meu amigo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei sempre de Victor de Sousa e não foi a sua inclinação que me mudou a ideia. Apesar de ser um assunto que me confunde, desejo-lhe todo o bem e que continue a ser a pessoa que é, e a ser feliz também. Linda