domingo, 6 de janeiro de 2013

QUIM BARREIROS

Daniel de Oliveira adverte.
" Houve pessoas que se riram quando eu disse que ia entrevistar Quim Barreiros. O do bacalhau ? Não. O Quim Barreiros do conjunto Alegria , onde começou a tocar aos 9 anos . O Quim que já editou mais de 80 álbuns . O Quim que percorreu as comunidades portuguesas em todo o mundo de forma destemida  Que é há mais de três décadas a principal atracção da Queimas das Fitas .
Mas também o Joaquim pai de família , casado, português genuíno , que é o primeiro a ter a noção das canções que faz  e da eficácia das mesmas, que é no fim de contas o essencial para quem vive da música."
Pois bem.
A primeira entrevista que lemos foi justamente a de Quim Barreiros.

- Se gostámos ?
- Adorámos !
Aqui está o nosso povo simples e bom , manhoso e brincalhão . O que prefere jantar  numa tasca com os amigos ao melhor restaurante sofisticado onde sente que não pertence.
Ao terminar a entrevista apeteceu-nos reler uma das nossas obras preferidas desde há décadas .
A PEREGRINAÇÃO de Fernão Mendes Pinto.


Só nos resta agradecer a Daniel de Oliveira o facto de nos ter proporcionado o conhecimento dum homem que tanto tem  representado para muitos portugueses espalhados pelo mundo.
Sim. Porque Quim Barreiros transporta consigo um pouco de Portugal e ,na sua alegria sem artifícios , consegue mitigar muita saudade dos que procuram sobreviver longe da pátria.
E , por vezes é bem difícil !
Se é !

Sem comentários: