segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

PORQUE SE É TÍMIDO ?

Muitos psicólogos , psiquiatras, sociólogos e outros investigadores têm tentado  compreender a experiência complexa que é a timidez .
As escolas que seguem a orientação da análise factorial  defendem que a timidez é algo que se herda
 tal com a inteligência ou a altura.
Os behavoristas são da opinião que o único problemas das pessoas tímidas é não terem adquirido as aptidões sociais necessárias para se relacionarem eficazmente com os outros.
Os psicanalistas afirmam que a timidez não passa dum sintoma , uma manifestação consciente de conflitos inconscientes  que se desenrolam ao nível profundo da psique
Os sociólogos e alguns psicólogos da infância  pensam que a timidez tem que ser entendida em termos de programação social - são as condições da sociedade que tornam muitos de nós tímidos 

Os psicólogos sociais sugerem que a timidez é algo que surge apenas como resultado de se pôr a uma pessoa o rótulo de "tímido " - sou tímido porque me impuseram esse rótulo.

Nós , consideramos que todos têm uma certa razão e aconselhamos a leitura do livro em referência pois, além de nos ajudar a compreender o problema , apresenta exercícios muito interessantes de auto análise.
Além de nos divertirmos , ficamos a conhecer-nos melhor.

Sem comentários: