segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A INDÚSTRIA DA FELICIDADE

A INDÚSTRIA DA FELICIDADE

Avanço na venda de antidepressivos e ansiolíticos ultrapassa 42 milhões de caixas e coloca o Brasil na liderança.

" Tenho depressão e não tenho preconceito com medicamentos. Gosto mais de mim com o remédio. Aprendi que, com ele , não deixo de ser eu mesma. Passo a ser quem eu sou "
Assim, Letícia , psicóloga e professora de 34 anos , define a sua relação com os anti depressivos , mercado que não para de crescer e só no ano passado movimentou 1,85 bilhão de reais. A alta em relação a 2011 é de 16,29%.
Os dados fazem parte do levantamento feito para o Estado de Minas / Diário pelo IMS health , instituto de pesquisa que faz auditoria para o mercado de medicamentos.
Com preços que podem ir de 8 a 200 reais , a venda de antidepressivos e ansiolíticos colocamo Brasil na liderança mundial. Até à frente das pílulas anticoncepcionais e analgéticos .
Depois de investir bilhões de dólares , a indústria farmaceûtica , desvendou a química da felicidade .
No país , o facturamento com a comercialização desses medicamentos cresceu mais de 200% nosúltimos seis anos.
No Brasil , que está em franco crescimento é assim.
Nos EUA, também.
Em Itália.
Em Espanha.
Em França.
Em Portugal , idem.Idem.
A crise ?

 Porque será que , muitas vezes nos vamos a baixo ? Não temos vontade para nada... Sem motivação....Sem alegria de viver ... De sair... De conviver... De brincar...rir...namorar ?
Porque ( resumindo / resumindo / resumindo)a serotonina está em baixo.


Aqui há tempo lemos (  não nos recordamos onde ) que o século XX teve dois contributos fabulosos para a felicidade.
O Prozac e o Botox.
Sabem que , em grande parte, concordamos com a referida  afirmação?
O  antidepressivo que tomamos (  e que o nosso médico assistente não nos deixa parar ) não é o Prozac mas o Zoloft e mudou em grande parte a nossa maneira de reagir ao que nos aborrece.
Quanto ao Botox tira-nos as rugas da alma.
Será devido a estes dois contributos fabulosos que os tais 80 anos que se aproximam, são encarados como uma festa ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Fico admirada do Brasil usar tantos medicamentos para o bem estar interior, pensava que essa boa disposição fosse do próprio povo? Também penso que é estúpido ser complexado em tomar ou consultar psiquiatras ou outros, mas fazer de um medicamento um rebuçado, também não é muito inteligente. Sempre que me senti menos bem, a primeira era com psicólogos e só depois seguia outro caminho e não por complexo mas para ver se não tomava remédios e também porque gosto de entrar dentro de mim. Conhece-te para conhecer os outros. Linda