terça-feira, 8 de janeiro de 2013

SYNANON : UMA SOCIEDADE SEM TIMIDEZ

Há umas crianças que não conhecem a timidez . São extrovertidas, amigáveis e sociáveis , exprimindo os seus sentimentos aberta e directamente.
São as crianças de Synanon.
Synanon ,é uma comunidade  que foi criada para proporcionar uma alternativa de estilo de vida .Foi fundada em 1958 fundamentalmente como um programa para o tratamento de drogados ,mas , hoje em dia , é um lar para milhares de adultos e crianças das zonas urbanas e rurais dos EUA. Muitas pessoas " aparentemente normais " tornam-se membros desta comunidade, não porque necessitem de ser tratadas de problemas psicológicos , mas para fugir a uma sociedade com prioridades desordenadas.
As características desta sociedade que a distinguem de qualquer outra são a forma como a vida comunitária está organizada e o Jogo Synanon .
As crianças vivem separadas dos pais desde os primeiros anos , em edifícios especialmente concebidos Tal com os adultos tomam as suas refeições em refeitórios comunitários , segundo o seu grupo etário.
A actividade principal de Synanon é o Jogo A partir dos 6 anos , todos os membros da comunidade disputam jogos que podem durar de uma a quarenta e oito horas. A violência física não é permitida , independentemente da provocação verbal que possa ter havido.
A grande importância atribuída ao grupo não dá azo á timidez em Synanon. A ausência de timidez nas crianças está bem patente nas aulas , nos dormitórios e em todo o lado. Se um adulto se junta á comunidade e tem um problema de timidez , dizem-lhe que se comporte como se não fosse tímido .E, quando o faz naquela ambiente cultural, absolutamente descontraído , normalmente perde toda a sua timidez.


Cynanon tem servido de modelo  para outras sociedades terapêuticas . Ouvimos referência a uma dessas comunidades no nosso país e vamos tentar  pesquisar para saber mais.
Tudo o que contribua para a desenvolvimento harmonioso do grupo num ambiente descontraído e saudável é bem vindo.
Bem precisamos de respirar ar puro, harmonia, paz e liberdade !
SYNANON / UM NOME A FIXAR 

1 comentário:

Anónimo disse...

Se bem percebi as crianças separadas dos pais? Se até os animais irracionais têm as suas crias e acarinham-nos, não, não concordo nem que todos os entendidos do mundo me faziam mudar de ideias. Linda