sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

MENOS DIVÓRCIOS

EM 2012 DIVORCIARAM-SE MENOS DOIS MIL CASAIS
A crise económica é a principal responsável pelo adiamento da ruptura matrimonial. No ano passado , o número de divórcios não chegou aos 18.000 , uma redução de 11%

Um problema para as crianças ?
Claro que é. Para os filhos continuarem a viver com os pais , estando estes separados " dá azo á  idealização duma provável reconciliação " . Para o casal que está emocionalmente separado continuar a coabitar junto , dá origem a um maior clima de tensão.  As crianças percebem as alterações de comportamento o que se torna penoso para elas e muitas vezes prejudica o seu equilíbrio psicológico.

Pedro Strecht trata no seu livro " Dá-nos a paz " , o tema com extrema sensibilidade.
Temos que confessar que estamos a afligir-nos com o tom de " vazio " que a nossa neta Constança emprega ao referir-se aos pais dos colegas , muitos deles divorciados.
-  Avó. está tudo bem. Se não se entendiam e só discutiam o melhor é separarem-se.
Para os filhos é melhor assim. Acredita, avó.
-Não. A avó não consegue ver o problema com essa ligeireza. Eu na tua idade só de pensar na hipótese dos meus pais se separarem ficava em pânico. Tão triste , querida ! Tão doloroso !
-Mas nós queremos paz e a maior parte dos pais vive sempre em guerra.
-A maior parte dos meus amigos tem os pais divorciados e para eles está tudo bem.

Está tudo bem !
Quem disse ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Não, não está tudo bem. Não há criança nenhuma que não queira os pais juntos. Isto pensa-se, porque somos crianças, mesmo quando se vai para o hospital em choque com o que se viu. Não se sabe pensar bem o que é natural, mas os traumatismos ficam. Eu dou razão à Constança, ela está na idade de começar a compreender, o pior é a idade dos 3,4 e 5 anos. Só uma coisa não compreendo: é 70 anos depois, os comportamentos, as guerras, os conhecimentos dos pais serem os mesmos ou piores. Que lhes serve a era do conhecimento? Há 70 anos atrás houveram pais que na hora da separação souberam resolver os problema com os filhos. Agora tantos conselhos televisivos, tanta literatura, tanto conhecimento e as atitudes são as mesmas. A estupidez anda no ar e isso eu, não entendo. Linda