sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

É VERDADE!

A história que vos vou contar é absolutamente verídica e, ainda hoje, tantos anos passados, me causa espanto.
Éramos , no final do curso apenas uma dúzia de alunos , empenhados em obter a licenciatura em Ciências Humanas e Sociais ,na Universidade Nova de Lisboa. Dominante - Economia Prospectiva.
Estávamos em 1978 e os professores orientadores eram de tal gabarito que, nós, embora detentores de outras licenciaturas , matavámo-nos a estudar . Sim , porque a  coisa era a sério e não havia equivalências.
Pois bem.
O Professor Vitorino Magalhães Godinho marcou-nos um exame de História dos Descobrimentos só com gráficos .
Os referidos gráficos tinham que ser interpretados á luz da época e da actualidade.
Sempre voltada para Humanísticas acreditei na total impossibilidade de obter boa nota e afirmei-o aos colegas. Aliás todos nos sentíamos inseguros !
O  exame realizou-se à noite e , espanto dos espantos , fez-se luz na minha mente e realizei-o rapidamente e sem problemas.
No dia seguinte, na habitual sessão de 3horas da parte da manhã , o professor  interpelou-me .
-" Desejo felicitá-la pelo resultado do seu exame. Magnífica interpretação de todos os gráficos!
  Uma óptima análise "!
Bem!
Pode imaginar-se o burburinho. De   fiteira a  menina querida do Mestre de tudo me alcunharam . 
A verdade, porém é que eu dominava  a matéria. Sabia os séculos das crises. Olhava para os gráficos e eles diziam-me imediatamente o que se tinha passado na época. Creio que o único segredo era dominar a matéria.  
Onde é  que eu quero chegar com esta querida recordação ?
Ao AGORA.
Porque assim como em 1978 eu olhava  os gráficos e os sabia interpretar , não querendo aparentar uma vaidade balofa eu vejo o que se está a passar agora. Compreendo como compreendi naquela altura e é com tristeza e pesar que sou obrigada a dizer o mesmo que o Carlos Moedas disse :

O relatório do FMI está muito bem realizado.
Duvido que tenhamos economistas que tivessem feito uma melhor análise. Até porque estariam a ser contaminados pelo seu patriotismo que se tornaria um obstáculo a uma análise desta âmbito.

O que estragou a sua apreciação foi o sorriso apresentado que é parte inerente à sua mímica e não o favorece.
Lembra-me a história do gato da Néné.

1 comentário:

Anónimo disse...

Carlos Moedas diz que o relatório está bem feito, mas será que pode ser aplicado a Portugal neste momento? E a fome que há por aí a ponto de crianças levarem das escolas para casa o jantar? Que mundo é este em que se está a viver? Afinal estamos como no tempo dos PECs, não se vê luz ao fundo do túnel. Estamos a viver numa sociedade de gente assustada com o amanhã, porque nunca se saber o que amanhã se vai ouvir na C.Social. Tudo se rege por as exportações e as últimas estatísticas que só subiram 0,2? A Europa está também em receção? Neste momento estão as noticias a dizer que vão despedir milhares de funcionários? Como estão os corações de cada um deles? E isto é feito porque Mota Soares, diz: já não se pode retirar mais aos reformados e outros. Que felicidade é a minha estar a comer à custa da fome e do medo, do desespero do outro? Linda