domingo, 13 de janeiro de 2013

" AS N.NECESSIDADES DESNECESSÁRIAS "

As nossas necessidades desnecessárias 
O ser humano tende a acumular necessidades. 
Mas será que o que necessitamos é mesmo necessário ?
Aqui deixamos a hierarquia das nossas necessidades , segundo Maslow .
Há outras pirâmides
Mas , as necessidades são semelhantes.
A verdade é que todos os indivíduos possuem necessidades que têm que ser satisfeitas para se poderem desenvolver plenamente. Quem está desempregado, e, por consequência tem pouco poder de compra, quem não tem um nível cultural suficiente para lhe permitir argumentar de maneira satisfatória, quem não recebe afecto ou não possui um espaço para viver, não consegue satisfazer as necessidades primárias.
É difícil estabelecer um limite entre estas necessidades primárias e as que não o são  , uma vez que o ser humano tem tendência a criar novas necessidades , chegando ao ponto de considerar indispensáveis coisas que noutras circunstâncias são tidas por supérfluas.
Quando perdemos algo que consideramos necessário , ainda que não se trate da satisfação duma necessidade primária , podemos considerar drástica essa perda.
Aqui , entra a nossa reflexão .
Todas as necessidades podem ser consideradas relativas mas o nosso trabalho e o modo como conseguimos com o que realizamos sobreviver não deve ser considerada uma necessidade absolutamente prioritária ? 
SERÁ POSSÍVEL ACEITAR OUTRAS PRIORIDADES ?
Na base das duas pirâmides apresentadas encontram-se as necessidades fisiológicas /corpo.
Não duvidamos por um momento que a base da pirâmide assenta precisamente nessas necessidades .
E daí que não consigamos encarar outras necessidades sem a realização das básicas.
TUDO PARTE DAÍ
E se essas necessidades não forem satisfeitas todas as outras simplesmente são desnecessárias.

1 comentário:

Anónimo disse...

Para mim as necessidades, são viver com dignidade. Trabalho, habitação, educação, saúde e lazer. Mas como se criou sociedades de plástico, tornou-se o desnecessário em necessário, e: parecer em vez do ser. Assim as sociedades chamadas de ricas, estão podres e sem força para mudar. Não é viver mas desigualdades abissais. Mas fico-me por aqui, pois nunca mais me calaria. Linda