terça-feira, 29 de janeiro de 2013

" O PARAÍSO DE HITLER "!

Acreditem, meus amigos.
Esta vossa amiga, no dia 22 ( data da nossa vinda ) foi à Biblioteca do Palácio Galveias e , após cuidada escolha , trouxe 10 livros de grande qualidade.
Na viagem para cá ( em que durante horas apanhámos uma louca turbulência ) lemos ( para não nos deixarmos dominar pelo medo ) uma obra inesquecível " A vida estranha das abelhas "


E hoje, terminámos " o paraíso de Hitler " que consideramos excepcional.
Trata-se duma obra em que é relatado um episódeo real vivido durante o nazismo e cujas duas personagens principais : um judeu e um oficial das SS ( ainda vivos ) conseguem criar uma amizade que vai para além da morte.
A liguagem é duma beleza impar e dá para perceber a génese do nacional-socialismo e as dúvidas dos que dominados por uma ideologia fanáatica acabavam por não conseguir distinguir o bem do mal.
Apaixonante !
E terrivelmente actual !
A Alemanha. A " Grande Alemanha "...,e os alemães......
Fortes ?
Fracos ?
Crédulos ?
Perversos ?
Loucos ?
Dois livros de leitura obrigatória.
Estou sempre a aconselhar os meus amigos a irem a uma biblioteca, arranjarem o cartão de leitor ( basta o comprovativo da morada e o cartão do cidadão ) e a levarem para casa , durante 15 dias, livros que  além de vos ajudarem a passar o tempo vos enriquecem em todos os sentidos)
Acreditem.
Mesmo no Paraíso já só nos falta a leitura de dois.
Tão bom ler! Compreender! Quebrar a solidão!
Só desejamos que esta velha paixão pela leitura passe para os netos pois na idade deles já nos dominava.
E, já agora uma pequena nota :
De há muito não víamos a nossa biblioteca tão concorrida como agora !
BOM SINAL !
As mesas todas ocupadas . Nem uma cadeira vazia. E muitos computadores a funcionar.
LINDO!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Também estou de acordo que não se de cegar por ideias feitas e deixar de ver o certo e o errado, gostava de não sofrer desse defeito. Por exemplo: não sei se era capaz de ser amiga de um oficial dos SS. Mesmo que eu não fosse atingida como é o caso, não me esqueço do que ouvi em criança e o que vejo até hoje. Tive um pai informado que evitando que eu ouvisse, não pode evitar tudo. Recebi um email que mostra, para que não se esqueça o que for o Hitler e o apoio que ele teve. Eu já mais esquecerei. Linda