segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A MINHA AMIGA CATARINA

Na noite de Natal, ao telefonar para os amigos habituais , vi na agenda o seu nome - Catarina. Pensei : - Vou telefonar-lhe . Há tanto tempo que não falamos ! Mas, ela é tão cansativa ! Tão louca !E , mais uma vez , desisti.
Pois bem.
Hoje, há umas duas horas , ao atender o telefone , oiço uma voz divertida :
- Então , quem sou eu ?
- És a Catarina. Tenho pensado tanto em ti, minha amiga.
- Pois aqui me tens em carne e osso e com dores num joelho. Mas sempre gira !
E , não mais parou de falar. Na saúde. No filho. No neto. No marido. No passado. Quando o marido se apaixonou por ela...............
Entretanto , com o telefone na mão ,lá fui realizando as tarefas necessárias , concordando por monossílabos com tudo o que ela dizia.
Catarina!
Sempre a mesma .
Acredito na sua amizade pois sempre fui a única do nosso grupo com paciência para a escutar.
A certa altura percebi que ela não me ouvia . Só se ouvia a si própria . E falava. Falava........
Ao perguntar-lhe pelos nossos amigos , lá respondeu :
- Então , não sabes ?
  Morreram .
- Morreram ?
- Claro.
  Todos.
O Zé , O Rui, O Orlando, a Lili, a Francisca, A Terinha
- Meu Deus !
  Exclamei , angustiada.
 O Rui , li a notícia no jornal  mas os outros ......
Pensei :
- O tempo passa e a idade avança.
Então perguntei-lhe .
- E tu , que idade tens ? A minha , não é ?
  Acabei de fazer 79 !
- Estás louca !
 Não sabes fazer as contas.  Eu tenho 50 anos.
Ri-me .
- Era bom Catarina ! Somos da mesma idade. Não somos ?
- Já te disse que tenho 50 anos.Não posso concordar com as tuas contas.
E , desculpa ?
- Quem és tu?
  Já não me recordo para quem liguei.
Lá me identifiquei e ela perguntou curiosa :
- Ainda és gira ?
  Sempre fomos  giríssimas !
  O Mário diz que eu estou na mesma !

Completamente baralhada lá consegui desligar o telemóvel  mas a perplexidade ficou .
-Alzheimer ?
 Demência senil ?
A Catarina, no seu melhor , a brincar comigo ?
E será que os nossos amigos já não existem ?
Coitada da Catarina !

1 comentário:

Anónimo disse...

Coitada da sua amiga Catarina quiz ficar nos 50 anos, aos 50 ainda dá para ter ilusão de que se é nova, mas já não é verdade. Aos 50 já começam a doer os joelhinhos, não dá para se enganar que a mocidade foi ficando para trás. Linda