domingo, 13 de janeiro de 2013

" A SOCIEDADE QUE PRESSIONA "


A sociedade que pressiona
A sociedade , através da divulgação de costumes e da generalização de hábitos de consumo , vai inculcando desejos e  gostos que acabam por se tornar quase imprescindíveis para o indivíduo.
Muitas das necessidades que vamos adquirindo ao longo do nosso processo de culturalização vão-nos empobrecendo  e limitam a nossa liberdade e independência .Será cada vez mais difícil rompermos com o nosso estatuto , sobretudo se este nos proporciona todas as coisas que acreditamos serem  necessárias para alcançarmos a felicidade.
O consumismo , do qual depende o equilíbrio económico da civilização ocidental, condiciona os hábitos do ser humano  no que respeita á necessidade de possuir bens materiais e utilizar serviços. Associa-se um presumível estado de felicidade à obtenção de objectivos considerados como necessidades , e que é preciso ir alcançando para responder ao padrão social que se considera óptimo para se ser feliz . 
          Os enredos da mente
  Dr. Joan Corbella
  Dra María C.Sanchez 
  Dr. Sergi Corbella. 
  COMO FORTALECER A SAÚDE MENTAL.  

Muito oportuna a leitura desta notável obra do Circulo dos Leitores pois desmistifica muito daquilo que nós pensamos que é fundamental para a nossa qualidade de vida . Perante situações de ruptura é que conseguimos distinguir o necessário do acessório.
Aprender a viver com menos mas com dignidade e alegria é uma experiência que nunca é tarde para adquirir. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Completamente de acordo.