A sociedade , através da divulgação de costumes e da generalização de hábitos de consumo , vai inculcando desejos e gostos que acabam por se tornar quase imprescindíveis para o indivíduo.
Muitas das necessidades que vamos adquirindo ao longo do nosso processo de culturalização vão-nos empobrecendo e limitam a nossa liberdade e independência .Será cada vez mais difícil rompermos com o nosso estatuto , sobretudo se este nos proporciona todas as coisas que acreditamos serem necessárias para alcançarmos a felicidade.
O consumismo , do qual depende o equilíbrio económico da civilização ocidental, condiciona os hábitos do ser humano no que respeita á necessidade de possuir bens materiais e utilizar serviços. Associa-se um presumível estado de felicidade à obtenção de objectivos considerados como necessidades , e que é preciso ir alcançando para responder ao padrão social que se considera óptimo para se ser feliz .
Os enredos da mente
Dr. Joan Corbella
Dra María C.Sanchez
Dr. Sergi Corbella.
COMO FORTALECER A SAÚDE MENTAL.
Muito oportuna a leitura desta notável obra do Circulo dos Leitores pois desmistifica muito daquilo que nós pensamos que é fundamental para a nossa qualidade de vida . Perante situações de ruptura é que conseguimos distinguir o necessário do acessório.
Aprender a viver com menos mas com dignidade e alegria é uma experiência que nunca é tarde para adquirir.
1 comentário:
Completamente de acordo.
Enviar um comentário