segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O QUE É A TIMIDEZ?

A  timidez é um conceito difícil de definir. Quanto mais o analisamos mais complexo nos aparece. O Dicionário de Inglês de Oxford  diz-nos que o termo surge pela primeira vez num poema anglo-   saxónico escrito por volta do ano 1000 d. C. em que significa que se assusta facilmente . Ser tímido é ser difícil de abordar por uma questão de acanhamento , prudência ou desconfiança . A pessoa tímida " sente relutância em enfrentar ou lidar com uma pessoa ou uma coisa específica , mostrando-se circunspecto a falar ou agir , receoso em auto -afirmar-se e  facilmente perturbável .
Os tímidos desejam acima de tudo não fazer ondas. Uma das suas principais características é o seu extremo constrangimento . Mais de 85 % dos que se consideram tímidos dizem que se preocupam excessivamente consigo próprios .
- Preocupo-me com a maneira como faço as coisas.
- Preocupo-me com a maneira como me apresento 
- Preocupo-me com a imagem que dou aos outros .
- Normalmente preocupo-me em causar boa impressão. 
- Uma das últimas coisas que faço antes de sair de casa é olhar para o espelho.
- Preocupo-me com aquilo que os outros pensam de mim
 - Tenho geralmente consciência da minha aparência.
Confesso que nunca me considerei tímida. Mas , a verdade é que responderia sim a todas  estas afirmações. Não dum modo exagerado mas , preocupo-me.
Quem não se preocupa em parecer bem ?
Afinal , o que nos leva a ser tímidos ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Não li nada sobre a timidez diria que a minha timidez virá mais da minha falta de confiança, insegurança. Porque tenho esta ideia? Porque quando estou segura de alguma coisa não me acho tímida, será isto? Linda