segunda-feira, 8 de novembro de 2010

UMA BOA NOTÍCIA QUE VEIO TRAZER AUTONOMIA AOS IDOSOS

Quando os telemóveis são uma arma contra a solidão
Oito mil beneficiários do Complemento Social para Idosos de Braga receberam telemóveis gratuitos para falarem com familiares e instituições públicas que os ajudam
Trata-se dum programa do governo civil , posto em prática há 3 anos e que tem tido um enorme sucesso junto dos idosos.

O distrito de Braga regista 113.000 pessoas com mais de 65 anos. Um estudo realizado permitiu  perceber que a solidão era uma constante. Assim o T.L. veio garantir aos idosos estarem em contacto com os familiares - foi relevante, porque a fragilidade económica desta população  não lhes permitia fazer telefonemas  " Ficavam à espera de contacto e isso ainda tornava mais punjente a sua solidão."
Os números mais utilizados encontram-se realçados e o acesso é simples  e gratuito. A vida destes idosos ( a maior parte deles vivendo no limiar da pobreza ) modificou-se, segundo afirmam. Agora podem contactar , sempre que necessitam com os que amam e em caso de necissidade pedir ajuda para os seus problemas de saúde.
(Não estou certa mas creio que a ajuda é dada pela Optimus.)
Mas o que tenho a certeza é que esta é uma ajuda preciosa. Por mim falo. Apaixonei-me por este pequeno aparelho quando o vi em Hong Kong e garanti a mim própria que logo que ele chegasse a Portugal o adquiriria. E foi assim. É , talvez, uma dependência . Sim . Acredito que é uma dependência, que também a mim permite quebrar a solidão. Não imagino sair de casa sem ele, viajar sem o levar, não o ter junto de mim quando trabalho, leio , durmo, ou escrevo para vós, como agora, na Internet.
TELEMÓVEL?
SEMPRE / UM COMPANHEIRO / UM AMIGO
   
  

1 comentário:

Anónimo disse...

Haja alguma luzinha ao fundo do túnel, para nos aquecer a alma já dorida de tanta infelicidade que se vai vendo por aí. Linda