quinta-feira, 18 de novembro de 2010

MINISTRO DA JUSTIÇA. DEVE SER DEMITIDO?

No jornal Público, do dia 15 de Novembro , vinha um artigo da autoria de Jaime Ramos -Médico- que o mínimo que se pode dizer é que nos causou espanto. O título era :" Senhor primeiro-ministro, demita o ministro da Justiça".
A razão de tanta indignação, se se verificar que a história está bem contada, ( ainda não vi o  desmentido ), é  justa.
Vamos transcrever :
"A comunicação social tem noticiado que uma organização espanhola vai educar menores delinquentes em Portugal .O  Centro Educativo Santa Clara, em Vila do Conde, tem capacidade para 48 jovens, 36  rapazes e 12 raparigas. É propriedade do Ministério da Justiça  e vai ser gerido por espanhóis.
Em contrapartida , o Governo Português vai pagar dois milhões de euros por ano. O contracto será por três anos, sendo seis milhões de euros para os espanhóis. Por cada jovem o Estado vai pagar quase 42 mil euros por ano, cerca de 3.500euros por mês."  E a denúncia continua :
" Em Portugal, há IPSS ( Instituições particulares de solariedade social) sem fins lucrativos , que educam crianças , mediante acordos com a S.Social. Estas IPSS assumem todos os custos , construção dos estabelecimentos, segurança, apoio social e educação. 
O Estado paga às IPSS  portuguesas 469,11 euros por mês .Este valor é cerca de 13% do valor pago aos espanhóis . .... 
.....................................................................................
`Jaime Ramos continua apresentando as razões da sua indignação  e termina :
" Atitudes erradas devem ser exemplarmente sancionadas . Senhor primeiro -ministro , peço que demita o ministro da Justiça." 
Não sabemos como decorreu, na realidade, este insólito acordo mas se foi como é relatado parece bizarro. Parece! O que sabemos é que no OE as IPSS estavam absolutamente desprotegidas o que foi causa de grande indignação. Ignoramos como ficou decidido, após o acordo com o PSD...
Gostariamos de ter possibilidades de saber qual foi a justificação recebida por este médico indignado e se ele compreendeu o que realmente aconteceu. 
Será que o primeiro- ministro deve mesmo demitir o ministro da Justiça ?
Se esta revelação é veridica deve , sim senhor. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu penso que isto é uma aberração do governo português. Parece coisa de um país do 3º mundo. Quem é que entende esta situação? Se não fosse o momento que estamos a atravessar e que ninguém quer pegar neste país. O melhor era ir embora o 1º.ministro, e o séquito todo atrás. Linda